20 JUL 2023
SAAE
Governo do Estado lança programa UniversalizaSP; Garça esteve presente
Evento foi realizado na terça-feira, 18 de abril

O Prefeito de Garça, João Carlos dos Santos, e o Diretor Executivo do SAAE, Engº André Pazzini Bomfim, estiveram na capital paulista na terça-feira, 18 de julho, para o lançamento do programa UniversalizaSP, que tem como objetivo agilizar a universalização dos serviços de saneamento em todo o Estado de São Paulo. Entenda-se como saneamento o abastecimento de água potável, captação e tratamento de esgoto.

O Governador Tarcísio de Freitas assinou o decreto que institui o programa e falou a respeito: “Para a gente garantir água na torneira de cada um, água mais barata, coleta e tratamento de esgoto, despoluição dos nossos mananciais, saúde e produtividade. Nós vamos trabalhar com vocês [prefeitos e prefeitas], a regionalização do saneamento e os melhores modelos que vão trazer mais investimentos, alcançar mais gente e levar água e esgoto mais baratos. Isso vai fazer a diferença na vida das pessoas”.

O programa UniversalizaSP oferecerá apoio técnico a prefeituras com serviços ou autarquias municipais de água e esgoto para estruturação e modelagem de projetos de expansão, de acordo com as metas previstas pelo Novo Marco do Saneamento: 99% da população deve ser atendida com água tratada e 90% com coleta e tratamento de esgoto até 2033.

Qual a situação de Garça?

De acordo com informações do SAAE – Serviço Autônomo de Águas e Esgotos -, 99,8% da população urbana de Garça recebe água tratada, 99% é atendida pela coleta de esgoto e, deste percentual, 98% é tratado.

“A respeito das metas estabelecidas pelo novo marco do saneamento de 2020, nossa situação é bem confortável. O SAAE realiza um trabalho de qualidade há 54 anos, e que vem sendo melhorado dia a dia com muitos investimentos sendo realizados. Além da captação de superfície nos rios e minas, perfuramos quatro poços tubulares profundos para garantir o abastecimento de água aos garcenses por mais 20 anos e investimos, constantemente, em tecnologia para melhorar a qualidade do tratamento de esgoto. Podemos dizer que Garça já está em 2033 na questão do saneamento básico”, disse o Prefeito João Carlos dos Santos.

Saneamento em dados em todo o Estado de São Paulo

Dos 645 municípios paulistas, 149 não possuem universalização em abastecimento de água e outros 226 não contam com esgotamento sanitário para 90% ou mais de suas populações. O Governo de São Paulo calcula a necessidade de R$ 26 bilhões em investimentos para a universalização dos serviços nesses municípios, o que demoraria cerca de três décadas com base nos recursos aplicados nos últimos cinco anos.

Fonte: SECOM - Secretaria de Comunicação e Eventos
Autor: Fábio Bonassa