Nesta quarta-feira, 26 de julho, aconteceu o segundo dia do Seminário de Prestação de Contas e Gestão de Convênios voltado para o Terceiro Setor, realizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Parceria e Assuntos Estratégicos, com organização do Departamento de Convênios.
A primeira palestra foi apresentada pela Gestora da Estação Ecológica dos Caetetus, Patrícia Fazano, que falou sobre a importância do Terceiro Setor colocar em seu plano de trabalho as Ações dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - ODS. Patrícia pontuou que muita coisa já está sendo feita, porém não é documentada. "Muitas vezes, as ações são entendidas como algo do cotidiano, mas é importante que elas sejam, documentadas. Porém, também é importante que elas estejam acontecendo de forma efetiva e não apenas no papel".
Na sequência, a Diretora da DRADS - Marília, Hélide Maria Parrera, e a Diretora do Núcleo de Avaliação e Supervisão - NUASU, Celia Batista de Melo Jorge, falaram sobre a proximidade da Diretoria Regional de Assistência e Desenvolvimento Social com as ações públicas, as dificuldades e como os obstáculos podem ser superados através da captação de emendas parlamentares.
O Secretário de Parcerias e Assuntos Estratégicos, Pedro Gabriel Torrecila da Silva, apresentou a necessidade de se trabalhar uma padronização e de se fazer um nivelamento dos processos de parcerias firmados entre a administração e as organizações da sociedade civil, de acordo com a Lei Federal nº 13.019/2014 e o Decreto Municipal nº8.557/2017. O secretário pontuou que a secretaria tem como objetivo auxiliar as entidades do Terceiro Setor a implantar essa metodologia.
A Diretora de Convênios, Adriana Ramos Pires, encerrou o ciclo de palestras neste dia. Adriana falou sobre como as entidades do Terceiro Setor podem utilizar a política estadual e federal para acessar recursos através de deputados e vereadores eleitos, pontuando a importância de se fazer um levantamento através dos nomes que receberam votos no munícipio e como fazer para enviar solicitações e, principalmente, o que elas devem conter para que sejam atendidas.
Confira quais serão as palestras e temas que serão debatidos no último dia:
27/07 - Quinta-feira
8h00 - 11h00: Treinamento ministrado pela equipe técnica do Departamento de Convênios relativo à operacionalização das prestações de contas em nova plataforma de dados.
Intervalo
13h00 - 15h00: Orientações sobre boas práticas de gestão documental digital - Palestra ministrada pelo Sr. Alexandre Araújo Lamattina
15h00 - 17h00: Plantão de dúvidas
Canais Oficiais da Prefeitura de Garça:
Site: garca.sp.gov.br
Telegram: canal de notícias
t.me/prefeituragarca
WhatsApp: canal de notícias
https://chat.whatsapp.com/J34bEXYO8hQJZeGsuYqo2O.
Instagram: instagram.com/prefeituragarca
Facebook: facebook.com/prefeituragarca
Twitter: twitter.com/prefeituragarca
TikTok: tiktok.com/@prefeituragarca
Youtube: youtube.com/@prefeituragarcasp