21 SET 2023
Amanhã tem teste da Tuberculose em 2 pontos itinerantes
Além desses pontos itinerantes, todas as unidades de saúde estão fazendo o teste até o dia 29.

De 15 a 29 de setembro, será realizada a 2° Fase da Campanha de Intensificação de Busca Ativa de Sintomáticos Respiratórios, que tem por objetivo a identificação e investigação precoce de sintomáticos respiratórios, como a Tuberculose, que se não tratada pode levar a morte.

Se você apresenta os seguintes sintomas: tosse seca a mais de três semanas, cansaço excessivo, febre baixa geralmente à tarde, sudorese noturna, falta de apetite, palidez, emagrecimento, rouquidão, fraqueza e prostração, procure imediatamente sua unidade de saúde de referência e faça o teste! Com o diagnóstico, se inicia o tratamento garantindo a cura e interrompendo a transmissão da doença para outras pessoas.

A Tuberculose é uma doença transmissível, que ataca principalmente os pulmões. Sua transmissão ocorre pelo ar. Quando uma pessoa doente espirra, tosse ou fala, ela libera as bactérias no ar, podendo infectar outras pessoas. Quando descoberto a tempo, o tratamento é 100% eficaz, e está disponível gratuitamente para todos nas unidades básicas de saúde por meio do SUS.

Amanhã, dia 22 de setembro, além das unidades, a ação acontecerá nos locais:

• 8h: no Supermercado Big Mart Rotatória, em frente a rotatória da Garça, com exames abertos à população e aos trabalhadores.
  • 14h30: no Centro Comunitário de Jafa, com exames abertos à população.
​A população em situação de rua, atendida pelo NAM, também poderá realizar o exame amanhã na sede da instituição. O exame é feito por meio da coleta do escarro e é indolor.

Confira as outras datas e locais onde a ação móvel acontecerá em breve:

• 26/09, às 14h30, na Praça do Cristo, com exames abertos à população.
  • 27/09, às 14h, na Praça do Frei, com exames abertos à população.

Assinatura 4 logos
Canais Oficiais da Prefeitura de Garça:
Site: garca.sp.gov.br
Telegram: canal de notícias t.me/prefeituragarca
WhatsApp: canal de notícias https://chat.whatsapp.com/J34bEXYO8hQJZeGsuYqo2O.
Instagram: instagram.com/prefeituragarca
Facebook: facebook.com/prefeituragarca