22 SET 2023
Altas temperaturas demandam cuidados com a saúde
Instruções são da Secretaria Municipal da Saúde
A sexta-feira, 22 de setembro, é o último dia do inverno. Claro, todos percebemos, pelas altas temperaturas, que inverno é só no nome.
Iniciaremos o período do ano que deve ter as temperaturas mais altas.
Devido a isso, a Secretaria Municipal de Saúde divulgou alguns cuidados que todos devemos tomar para diminuir as consequências das altas temperaturas.
As instruções foram enviadas pela Coordenadora Técnica da Atenção Básica, Enfermeira Ariana Eloíza Fossaluza Freitas.

Cuidados com os dias quentes
Quando as temperaturas sobem muito nos dias quentes, o organismo costuma pedir uma atenção especial. Caso ela não seja atendida, é possível ter incômodos, como dores de cabeça, indisposição, tonturas, desidratação e suor excessivo, por exemplo.
O mal-estar é causado porque nos dias quentes acontece um maior relaxamento das artérias de todo o corpo. Quando a vasodilatação ocorre além do normal, é possível ter forte sensação de cansaço, fadiga, queda de pressão arterial e até mesmo desmaios.
Idosos, acamados, pacientes especiais e crianças, devem evitar exposição solar, usar roupas leves, principalmente bebês menores de 2 meses.
As pessoas que trabalham expostas ao sol devem utilizar protetor solar, repassando-o a cada duas horas.

O que comer no calor?
O calor em excesso facilita a decomposição de diversos alimentos, fator que favorece o quadro de contaminações.
Após o preparo dos alimentos, o ideal é guardá-los na geladeira para evitar qualquer problema gastrointestinal.
Fazer refeições mais leves, incluindo vegetais e frutas, também ajuda a se sentir melhor.

É preciso beber água nos dias quentes?
Beber água é extremamente importante, especialmente em dias quentes. Aqui vão algumas:
- colabora no controle da temperatura corporal e na transpiração;
- ajuda na eliminação de substâncias tóxicas ou em excesso do nosso corpo;
- melhora a circulação sanguínea,
- previne e evita a desidrtação.
A quantidade ideal de água a ser tomada é de 35ml por quilo. Por exemplo, uma pessoa com 65 quilos deve tomar, aproximadamente, 2,27 litros por dia.
Em locais mais quentes, a quantidade ingerida pode ser maior.
Além da água tratada para consumo humano, podemos beber para hidratação água de coco, sucos de frutas e chás gelados.

O que devemos evitar comer?
Em dias mais quentes deve-se evitar ingerir queijos e carnes gordas, maionese, creme de leite, bebidas alcoólicas em excesso e alimentos embutidos.
O que fazer para melhorar a sensação térmica em casa?
É importante deixar a casa aberta para melhor ventilação, colocar umidificadores nos ambientes ou até mesmo toalhas umidecidas nos cômodos em que as pessoas estiverem.
As plantas em casa podem e ajudar a refrescar.
Hipertensos, o que fazer?
A atenção deve ser redobrada antes de tomar as medicações.
E os animais de estimação?
Os pets também precisam de água fresca, trocada constantemente. Deve ser oferecido um local fresco para protege-los do calor.

Fonte: SECOM - Secretaria de Comunicação e Eventos
Autor: Fábio Bonassa