09 NOV 2023
BIBLIOTECA
Clube de Leitura: confira qual será o novo livro
O debate acontece no dia 4 de dezembro, às 19h, na Biblioteca. Participe!
Acontece no dia 04 dezembro, às 19h, o 5º encontro do Clube de Leitura da Biblioteca Pública Municipal “Dr. Rafael Paes de Barros”. A obra selecionada desta vez é da autora Mariana Salomão, chamada “É sempre a hora da nossa morte amém” e está disponível para leitura gratuita por meio da plataforma Biblion no link: https://biblion.odilo.us/info/e-sempre-a-hora-da-nossa-morte-amem-00907140, basta cadastra-se na plataforma.

A obra conta a história de um septuagenária, Aurora, que é encontrada sem memória e descalça na beira de uma estrada em busca de uma pessoa chamada Camila. Para uma amnésica, Aurora até tem muitas lembranças, como de sua mãe escovando seus cabelos até parecerem "uma peruca eletrizada", sua covardia perante a ditadura militar e, sobretudo, das muitas mortes da filha Camila, sempre alternadas com momentos solares na companhia da melhor amiga de infância. Seriam essas lembranças reais ou ela decorou dos muitos livros que leu, protegida, dentro de casa, dos infinitos perigos que existem lá fora? Camila, afinal, é a filha morta ou a bela amiga? Poderia uma mãe, tão obsessiva com a finitude humana e tão obliterada pela possibilidade da morte de uma filha, recordar qualquer coisa sobre a vida dela? Aurora não sabe sequer se teve mesmo um bebê. Aqui a morte é temida, repetida, imaginada, exagerada, esmiuçada e listada de tantas formas que é quase possível rir dela ou vencê-la.

O Clube de Leitura é uma ação em resposta a seleção da biblioteca no edital para integrar e realizar o projeto “Clubes de Leitura SisEB 2023”. É um espaço democrático de escuta, debate e acolhimento, tendo como centro dessas discussões a leitura literária.

A proposta tem como principais objetivos promover e incentivar a leitura; aproximar a comunidade da biblioteca; tornar a leitura, antes um ato individual, em uma ação coletiva, através do debate de ideias e impressões; além de promover e incentivar o uso das bibliotecas digitais, uma vez que todas as obras utilizadas no clube serão disponibilizadas pela BibliON - a biblioteca digital gratuita do Estado de São Paulo.

Para participar não é necessária a inscrição prévia, basta o interessado comparecer a biblioteca na data definida, tendo feito, se possível, a leitura da obra selecionada previamente.

As obras estarão disponíveis no formato digital na BibliON e para sua leitura é preciso o cadastro na plataforma. A biblioteca digital pode ser acessada por meio de smartphones e tablets, através do app “BibliON”, ou pelo computador pelo site https://biblion.odilo.us/.

Maiores informações pelo telefone 3471-1616 ou no endereço Avenida “Dr. Rafael Paes de Barros”, 522 - Williams. O horário de funcionamento da biblioteca é de segunda à sexta-feira das 8h às 17h.

Fonte: SECOM - Secretaria de Comunicação e Eventos
Autor: Andreza Sega