13 NOV 2023
Garça realiza 277 exames de espirometria por meio do Projeto Abraçar
A proposta é que o projeto seja realizado novamente em 2024.
durante os meses de outubro e novembro exames de espirometria no município por meio do Projeto Abraçar. Segundo a Secretária da Saúde, Deyse Regina Serapião Grejo, a realização em Garça foi de grande importância para os residentes do município, evitando deslocamento e reduzindo o tempo de espera. "O exame é um pré-requisito para o retorno com o pneumologista, pois é ferramenta essencial para fechar o diagnóstico médico e promover um tratamento que propicie uma maior qualidade de vida".

Segundo a secretária, o balanço foi positivo para Garça. "Já estamos começamos as tratativas para que possam ser realizados no ano que vem novamente". Foram realizados 277 exames, sendo 136 no mês de outubro e 141 no mês de novembro. Porém, infelizmente, houveram pessoas que agendaram, mas não compareceram, sendo que o número de faltosos foram de 62 pessoas, com 27 não comparecendo em outubro e 35 em novembro.

Deyse relata que a busca ativa por pacientes foi feita pela Coordenadora técnica da Atenção Básica, Ariana Eloisa Fossaluza Freitas. "Ariana e a equipe das unidades tiveram um papel essencial na realização desse projeto. Desde o levantamento até o trabalho diário de busca ativa e os agendamentos. Eu só tenho a agradecer o empenho e a dedicação dela e de todos que tornaram possível a realização desses exames pelo Projeto Abraçar".

O exame foi realizado por um técnico especializado com aparelhagem de referência destinada a auxiliar no diagnóstico de doença pulmonar obstrutiva crônica - DPOC. A doença é caracterizada pela diminuição das vias áreas respiratórias e a destruição do tecido pulmonar. Durante o projeto, também foi promovido pela Boehringer uma capacitação para médicos e enfermeiros da rede pública com foco em DPOC.

Fonte: SECOM - Secretaria de Comunicação e Eventos
Autor: Andreza Sega