A Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, informa que continua fazendo vistorias nos imóveis residenciais, comerciais e terrenos. Todos devem estar atentos ao enfrentamento da dengue, pois o mosquito só é controlado quando há uma atuação compartilhada entre o poder público e a sociedade.
Lembre-se que, mesmo no inverno, os dias estão quentes e a temperatura tem sido propícia para a reprodução do mosquito
Aedes aegypti. Dedique ao menos 10 minutos da sua semana para verificar possíveis criadouros e remover toda água parada. Abra sua casa para os agentes da saúde, eles irão ajudá-lo a identificar todos os possíveis pontos de acúmulo de água e informá-lo de que forma proceder.
Informações sobre a dengue
de 1 de janeiro de 2023 a 11 de novembro de 2023:
- Positivos: 249
- Negativos: 659
- Suspeitos: 38
Na segunda imagem é possível ver que nas últimas semanas não houve grande número de casos positivados; na terceira imagem estão os dados de pessoas que procuraram as unidades de saúde ou UPA com sintomas e foram aconselhadas a coletar sangue para a verificação.
Desta forma, entre os casos considerados positivos constam pessoas que não compareceram para fazer a coleta no tempo indicado, ou seja, após 30 dias, são considerados como caso positivo, seguindo os critérios do Ministério da Saúde.
A Secretaria de Saúde solicita a todos que
tenham passado por consulta em uma unidade de saúde ou na Unidade de Pronto Atendimento - UPA,
e exista a suspeita da doença,
faça a coleta de sangue (sorologia) dentro do prazo, que vai do 6º dia de início de sintomas até o 30º dia. Quando um exame não é realizado em tempo, numericamente ele passa a ser considerado positivo, além disso, o paciente não terá certeza se adquiriu a doença ou não.