18 DEZ 2023
Reunião inicia planejamento de ações da comissão intersetorial para a saúde pública
Objetivo é melhorar atendimento com metas e prazos para implantação
Instituída por meio do decreto 9860/2023 (clique aqui para consultar publicação), a Comissão de Intersetorialidade para a Saúde Pública Municipal foi criada com o objetivo de melhorar a qualidade dos serviços de saúde em nossa cidade. Esta comissão tem como missão promover a colaboração entre as diversas áreas da saúde e outras políticas públicas, visando aprimorar os processos de trabalho e fortalecer a gestão na Rede de Atenção à Saúde.
Na manhã de segunda-feira, 18 de dezembro, aconteceu a segunda reunião da comissão, presidida pela Secretária da Saúde de Garça, Deyse Regina Serapião Grejo, e contou com a participação do Secretário de Comunicação e Eventos da Prefeitura de Garça, Fábio Bonassa.
“Nossa participação na reunião aconteceu para que pudéssemos entender as ações necessárias para implantar e desenvolver os canais de comunicação com a população, esclarecendo qual serviço de saúde os munícipes devem procurar quando necessitarem de atendimento. Como estaremos lidando com saúde, as informações deverão ser claras, precisas, e eficazes para otimizar o atendimento necessário. Será desenvolvido um plano de comunicação com este objetivo”, disse o Secretário Fábio Bonassa.
 A comissão é composta por representantes de diferentes setores da saúde e outras áreas das políticas públicas, incluindo coordenações das USF - Unidades de Saúde da Família -, sob responsabilidade da SBCD (Sociedade Brasileira Caminho de Damasco), administrativos, farmacêuticos, médico auditor, vigilância epidemiológica, Hospital São Lucas, UPA 24 horas e Centro de Especialidades, sob responsabilidade da AHBB (Associação Hospitalar Beneficente do Brasil) e comunicação da Prefeitura.
Conheça os principais objetivos da comissão intersetorial para a saúde pública:

1 - Integração e Colaboração: trabalhar para unir as diversas áreas da saúde e outras políticas públicas, criando um ambiente de colaboração e troca de conhecimentos;
2 - Melhoria dos Processos de Trabalho: buscar o aumento da eficiência e a eficácia das ações em saúde, identificando oportunidades de otimização nos processos de trabalho existentes;
3 - Fortalecimento da Comunicação: incentivar a criação de canais de comunicação claros e eficientes entre os membros das equipes e entre os diferentes órgãos envolvidos;
4 - Qualificação da Rede de Atenção: aprimorar a rede de atenção à saúde municipal, garantindo uma atenção integral e integrada aos usuários e promovendo a qualificação dos serviços oferecidos;
5 - Otimização de Recursos: analisar a alocação de recursos disponíveis para a saúde pública municipal e buscar formas de otimizá-los,
6 - Motivação das Equipes: dedicar esforços para criar um ambiente de trabalho saudável e estimulante, valorizando o trabalho dos profissionais da saúde.
A comissão se reunirá regularmente para discutir os temas pertinentes à saúde pública municipal e planejar as ações estratégicas a serem desenvolvidas. Os resultados e avanços serão periodicamente avaliados para garantir a efetividade das ações empreendidas.
Ficou definido que na próxima reunião, que deve acontecer no dia 22 de janeiro de 2024, será apresentado o plano de comunicação a ser implantado.

Fonte: SECOM - Secretaria de Comunicação e Eventos
Autor: Fábio Bonassa