03 JAN 2024
CAMPANHA MENSAL
Janeiro branco: mês de conscientização da saúde mental e emocional
Confira dicas e direitos previdenciários para quem tem algum tipo de transtorno
Janeiro Branco é uma campanha de conscientização sobre os cuidados com a saúde mental e não deve ser apenas pauta apenas do início do mês, mas sim fazer parte o ano todo da vida de todos.

A cor branca foi escolhida representar uma "nova página", por trazer uma "oportunidade de recomeçar", simbolizando o "início de um novo ciclo", que trará consigo a chance de rever velhos hábitos, que não estão fazendo bem, e modificá-los através do autoconhecimento e de ajuda médica especializada.

Nos últimos anos, por conta da pandemia covid, o número de casos de doenças mentais aumentou. Pessoas que, até então, tinham uma mente “saudável” passaram a desenvolver questões emocionais que passaram a causar grande sofrimento em suas vidas. O resultado apareceu por conta do aumento de casos de estresse, irritabilidade, fobias, ansiedade, depressão e pânico.

Antes de mais nada, é importante entender que todo mundo precisa de ajuda, em diferentes situações e em diferentes graus. Procurar a ajuda de psicólogos, psiquiatras e terapeutas certificados, não deve ser encarado como uma fraqueza, mas como uma decisão sensata e importante.

Fonte: SECOM - Secretaria de Comunicação e Eventos
Autor: Andreza Sega