26 JAN 2024
SAAE
SAAE se prepara reforma da ETA
Inspeção técnica, realizada por empresa especializada, começa na próxima semana

O SAAE - Serviço Autônomo de Água e Esgoto inicia na próxima segunda-feira, dia 29, uma etapa crucial para a revitalização da Estação de Tratamento de Água (ETA) do município. Pela primeira vez, desde a construção da ETA, na década de 60, uma inspeção técnica abrangente será conduzida, direcionando os esforços para uma análise integrada dos aspectos estruturais e de durabilidade do edifício.

Apesar das possíveis manutenções realizadas desde a inauguração em 1962, a falta de registros históricos representa um desafio para a Autarquia. Em 2015, uma manutenção para fechamento de fissuras nos decantadores foi documentada, contudo, não há um histórico completo das intervenções. Agora, o Grupo Falcão Bauer de São Paulo, foi contratado para realizar ensaios e avaliações que irão orientar a contratação de um projeto executivo e as futuras obras de manutenção.

Conforme explicou a coordenadora de Qualidade da Água do SAAE, Cristiane de Farias, o prazo de execução do projeto é de 120 dias. Os trabalhos presenciais serão realizados em três semanas: de 29/01 a 02/02, de 05/02 a 09/02 e de 19/02 a 23/02.

Durante essa fase, amostras diversas serão coletadas, ensaios realizados, e inspeções abrangentes serão conduzidas em todo o prédio da ETA. Os resultados destas análises, juntamente com especificações dos produtos químicos utilizados no tratamento e dados das análises da água bruta e tratada, serão a base para um Parecer Técnico que guiará futuras ações na estrutura da ETA Garça.

De acordo com o diretor Executivo do SAAE, André Pazzini Bomfim, o prédio da ETA, conforme diagnóstico já apontado no Plano Municipal de Saneamento Básico, apresenta problemas estruturais causados pelo tempo. “É como uma casa que precisa de manutenção constante, e no caso da ETA, que é o coração do SAAE, por ser uma estrutura antiga, já passou da hora”, disse.

A Reforma da Estação de Tratamento de Água faz parte do "Programa de ampliação e renovação dos sistemas operacionais de água e esgoto", incluindo melhorias para redução de perdas de energia, água, produtos químicos e otimização da operação.

Ainda, segundo ele, somente com a inspeção técnica será possível compreender a profundidade dos danos. O Parecer Técnico, ao ser elaborado, subsidiará a estimativa de custos e os próximos passos para a tão necessária reforma da ETA da ETA Garça.

Interrupção programada - Durante a inspeção, a operação dos dois decantadores será mantida, permitindo a continuidade do tratamento, embora com uma diminuição temporária na vazão distribuída. Contudo, a inspeção do único floculador exigirá uma breve interrupção no tratamento, podendo resultar em uma redução nas vazões e pressões disponíveis no período. Para evitar transtornos, comunicados serão feitos previamente para que a população possa se programar nos dias em que a pressão esteja reduzida.

Fonte: SAAE
Autor: Assessoria SAAE