11 MAR 2024
Desafios e estratégias no combate à sífilis em Garça
Gráfico mostra os casos de sífilis adquiridas nos anos de 2022 e 2023 em Garça.
Aumento dos casos é um alerta à saúde pública
O Brasil enfrenta um desafio crescente no combate à sífilis, uma doença sexualmente transmissível que tem registrado um aumento significativo de casos. No município de Garça, essa tendência alarmante se confirma, colocando a saúde pública em alerta.
A sífilis é uma doença grave, mas curável. A prevenção e o tratamento precoce são essenciais para proteger a saúde da população.
A Prefeitura de Garça, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, reforça o compromisso com o combate à sífilis e convida a todos para se conscientizarem sobre a doença e buscarem os serviços de saúde disponíveis.

Entendendo a sífilis
A sífilis, uma doença sexualmente transmissível causada pela bactéria Treponema pallidum, tem se tornado um problema crescente no município, refletindo a tendência nacional.
Os sintomas iniciais, geralmente lesões indolores na genitália, muitas vezes passam despercebidos e desaparecem sem tratamento. No entanto, a doença pode progredir para estágios mais graves, como a sífilis secundária e terciária, que podem levar a complicações sérias, incluindo lesões ósseas, cardiovasculares, neurológicas e, em casos extremos, até à morte.

Conheça os sintomas em cada fase da doença
Fase Primária: lesões indolores na genitália (desaparecem sem serem notadas).
Fase Secundária: manchas nas palmas das mãos e plantas dos pés, febre, mal-estar e ínguas.
Fase Latente: sem sintomas, mas a doença pode persistir no organismo.
Fase Terciária: lesões ósseas, cardiovasculares, neurológicas e até a morte.

Transmissão e Prevenção
A transmissão da sífilis ocorre principalmente através de relações sexuais desprotegidas com uma pessoa infectada.
A doença também pode ser transmitida de uma mãe infectada para seu bebê durante a gestação ou parto, resultando em sífilis congênita. Consequentemente, o monitoramento das gestantes e seus parceiros durante o pré-natal é crucial para prevenir a transmissão da doença.

Diagnóstico e Tratamento
O diagnóstico da sífilis é simples e pode ser feito por meio de um teste rápido disponível em todas as USFs (Unidades de Saúde da Família) do município. Quando o teste é positivo, um exame laboratorial é realizado para confirmar o diagnóstico.
O tratamento de escolha é a penicilina benzatina, disponível em todas as nossas unidades de saúde.

Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA)
O CTA, localizado na Rua Brigadeiro Machado, 244, Bairro Willians, oferece testes rápidos para Sífilis, HIV, Hepatite B e C, além de aconselhamento aberto e privado para a população.
Lembre-se: o uso do preservativo é fundamental para prevenir a sífilis e outras DSTs. Faça o teste regularmente e, se tiver dúvidas, procure o CTA de Garça.

Esta ação contribui com a ODS 3 - Boa saúde e bem estar. Assegurar a vida saudável e promover o bem estar para todos, em todas as idades.

Fonte: SECOM - Secretaria de Comunicação e Eventos
Autor: Fábio Bonassa