04 ABR 2024
Combate ao HIV/AIDS em Garça: uma jornada de prevenção e cuidado
Município registrou 51 casos de 2001 a 2024
De 2001 a 2024, o município de Garça registrou 51 casos de HIV/AIDS entre adultos. Destes, a maioria foi identificada em homens, com 34 notificações, enquanto 17 foram em mulheres. A faixa etária mais afetada está entre 34 a 49 anos. Atualmente, 35 pessoas diagnosticadas com o HIV estão vivas, 13 faleceram devido à AIDS e 3 por outras causas.

Entendendo o HIV/AIDS
O HIV (Vírus da Imunodeficiência Humana) é transmitido por via sexual, sanguínea e pelo leite materno. A infecção pode levar à Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS). Esta síndrome é caracterizada pelo aparecimento de sinais e sintomas de infecções oportunistas, como pneumonias, toxoplasmose, hepatites virais, tuberculose, entre outras, pois o vírus ataca as células de defesa do organismo.

Diagnóstico e tratamento
O diagnóstico do HIV pode ser feito de forma rápida e o tratamento envolve o uso contínuo de antirretrovirais, disponibilizados gratuitamente pelo SUS. O acompanhamento médico é fundamental para evitar o avanço da doença e reduzir o risco de transmissão.

O que fazer em caso de exposição ao vírus?
Ao passar por uma situação de risco e exposição ao vírus é preciso realizar o teste rápido, o aconselhamento e o direcionamento do caso. São realizados o teste de HIV, de hepatites e outras doenças. Em algumas ocasiões a pessoa usará medicamentos antirretrovirais com o objetivo de reduzir o risco de infecção.
São exemplos de situações de risco a relação sexual desprotegida (sem o uso de preservativo ou quando acontece seu rompimento); acidentes com instrumentos perfurocortantes onde haja contato direto com sangue ou com material biológico e em casos de violência sexual.
Se a pessoa passou por alguma destes exemplos deve procurar uma Unidade de Saúde, a UPA 24h ou CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento) para realizar o teste rápido, o aconselhamento e direcionamento do caso.

Recursos disponíveis em Garça
O Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) de Garça, localizado na Rua Brigadeiro Machado, 301, bairro Williams, é um apoio valioso, oferecendo testes rápidos, tratamento e acompanhamento para pessoas vivendo com HIV/AIDS. Além disso, a UDM (Unidade Dispensadora de Medicamentos), dentro da Central de Assistência Farmacêutica, na rua Brigadeiro Machado, 244, bairro Williams, assegura o acesso contínuo à medicação necessária para o tratamento.

Fonte: dados retirados do SINAN NET.

Informações compiladas por Vanessa Mariana Rodrigues, Enfermeira da Vigilância Epidemiológica da Prefeitura Municipal de Garça.

Fonte: SECOM - Secretaria de Comunicação e Eventos
Autor: Fábio Bonassa