Clique aqui e consulte nossas políticas.
Rede Social Atendimento whatsApp
Rede Social Canal de Notícias no WhatsApp
Rede Social Tiktok
20 MAI 2024
DENGUE E CHIKUNGUNYA
Saúde realizará LIRAa nesta semana no município
A visita é definida por um programa do Governo Federal que determina a verificação do imóvel de forma aleatória. Deixe o agente de endemias entrar!
A Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde e da Vigilância em Saúde, está com os agentes de endemias em campo realizado durante a semana o Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti, conhecido como LIRAa, seguindo os procedimentos do Ministério da Saúde para verificar a incidência de larvas do Aedes aegypti na cidade.
Não são todas as casas que são visitadas, pois o sistema do governo funciona de modo a fazer um sorteio e definir quais são as residências ou comércios que devem ser verificados na ação.

Saiba mais sobre o LIRAa
É um método simplificado, definido pelo Ministério da Saúde, para obtenção rápida de indicadores entomológico e permite conhecer a distribuição do vetor Aedes aegypti.
O Sistema LIRAa/LIA auxilia as analises entomológicas e fornece informações sobre índices Predial (% de imóveis positivos, Breteau (% de depósitos positivos) e de tipo de recipiente (tipo de depósito positivos, predominante) com vistas na otimização e direcionamento das ações de controle de vetor, facilita a delimitação de áreas de risco entomológico, permite a avaliação de metodologias de controle, além de contribuir para as atividades de comunicação e mobilização.

Deixe o agente de endemias entrar
Colabore durante essa ação, deixe o agente entrar em seu quintal e interior de sua casa ou comércio. Afinal, a dengue é uma doença com responsabilidade compartilhada, onde somente a união das forças, entre o poder público e a população, poderá fazer com que os casos reduzam e as ações de combate sejam cada vez mais efetivas.

Fonte: SECOM - Secretaria de Comunicação e Eventos
Autor: Andreza Sega