Ir para o conteúdo

Prefeitura de Garça - SP e os cookies: nosso site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar você concorda com a nossa Política de Cookies e Privacidade.
ACEITAR
PERSONALIZAR
Política de Cookies e Privacidade
Personalize as suas preferências de cookies.

Clique aqui e consulte nossas políticas.
Cookies necessários
Cookies de estatísticas
SALVAR
CIDADÃO
CIDADÃO
EMPRESA
EMPRESA
SERVIDOR
SERVIDOR
TRANSPARÊNCIA
TRANSPARÊNCIA
Prefeitura de Garça - SP
Acompanhe-nos:
Rede Social Atendimento whatsApp
Rede Social Canal de Notícias no WhatsApp
Rede Social Tiktok
Rede Social Youtube
Rede Social Instagram
Rede Social Facebook
Notícias
DEZ
02
02 DEZ 2024
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
385 visualizações
Incidente compromete servidores virtuais da prefeitura e afeta serviços essenciais
receba notícias
Ação rápida garantiu a continuidade parcial dos serviços e recuperação está em andamento

No dia 20 de novembro, os servidores virtuais do datacenter da Prefeitura sofreram um incidente que resultou na interrupção de diversos serviços essenciais, como os do SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto), Câmara Municipal e IAPEM (Instituto dos Aposentados e Pensionistas dos servidores do município de Garça). A instabilidade foi causada pela encriptação de dados em alguns servidores.

Medidas emergenciais adotadas
Assim que o problema foi identificado, equipes técnicas foram mobilizadas para diagnosticar a situação e tomar medidas imediatas. A primeira ação foi validar as cópias de segurança armazenadas na nuvem, que estavam íntegras. Em seguida, iniciou-se o processo de recuperação das bases de dados e análise dos arquivos compartilhados.
No dia seguinte, servidores provisórios foram instalados para minimizar os impactos e assegurar a continuidade, ainda que com desempenho reduzido, dos serviços essenciais.

Recuperação em andamento
Com o apoio das empresas Verkom e Amendola & Amendola, cerca de 85% dos sistemas e aplicativos já foram restaurados. O trabalho para recuperar o servidor de arquivos, que requer mais tempo devido ao grande volume de dados, ainda está em andamento. Paralelamente, investigações sobre possíveis causas do incidente estão em curso.

Compromisso com a segurança
A Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia garantiu que nenhuma informação foi perdida e reafirmou o empenho das equipes em restaurar os serviços com agilidade e segurança. "Agradecemos a compreensão de todos durante este período de instabilidade", declarou o secretário Leandro Carvalho.
 
Fonte: SECOM - Secretaria de Comunicação e Eventos
Autor: Fábio Bonassa
Local: Garça
Seta
Versão do Sistema: 3.4.2 - 25/11/2024
Copyright Instar - 2006-2025. Todos os direitos reservados - Instar Tecnologia Instar Tecnologia