02 MAI 2024
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
Garça 95 anos | Inovação e segurança marcam o início das comemorações
Foto Noticia Principal Grande
Servidora em atividade nas novas instalações do Centro de Monitoramento por Imagem. Foto: Fabiano Oliveira
Nova sede da Secretaria de Inovação e Tecnologia e Centro de Monitoramento por imagens inaugurados

Começaram as comemorações dos 95 anos de emancipação político-administrativa de Garça. O primeiro evento aconteceu na manhã de quinta-feira, 2 de maio, com a inauguração da nova sede da Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia e do Centro de Monitoramento por Imagens. A solenidade, que contou com a presença de grande parte dos Secretários Municipais, autoridades locais e representantes da comunidade civil, mostrou como a administração municipal investe no avanço tecnológico e na modernização dos serviços públicos.

Compromisso com o futuro, hoje
Durante a solenidade, o Secretário da pasta, Leandro Carvalho, destacou todos os avanços obtidos durante sua gestão. “Foram mais de R$ 5 milhões de investimentos em hardware (equipamentos) e software (programas) desde o início da primeira gestão do Prefeito João Carlos. Começamos com a mudança do sistema de telefonia da Prefeitura, para Voip; prontuário eletrônico e muitas modernizações na área da saúde; a instalação do 1Doc, plataforma que atende diretamente a população e que já gerou mais de 2 milhões de documentos digitais; a nova área azul, que é bem tecnológica; as câmeras de monitoramento por toda a cidade, inclusive com a parceria com o Governo do Estado no sistema Detecta para reconhecimento das placas dos veículos que entram e saem de Garça; o novo data center para atender toda a Prefeitura; novos equipamentos de acesso à internet; novos laboratórios nas escolas da rede pública municipal de ensino, entre outros”.

A pasta, que tem como objetivo impulsionar a inovação em diversos setores, agora conta com estrutura adequada para oferecer melhores serviços e atendimento à todas as outras Secretarias Municipais, impulsionando o crescimento do município.

Segurança reforçada com novo centro de monitoramento por imagens
Com as novas instalações do Centro de Monitoramento por Imagens, fruto da parceria entre a Prefeitura de Garça, o Governo do Estado de São Paulo e a ACIG (Associação Comercial e Industrial de Garça), o monitoramento será mais eficiente. As imagens colaboram com a solução de várias ocorrências policiais, monitoramento em tempo real de áreas públicas, além de auxiliar na gestão do trânsito e na organização de eventos.

Autoridades reafirmam compromisso com o desenvolvimento da cidade
O Prefeito Municipal de Garça, João Carlos dos Santos, ressaltou a importância dos investimentos e das novas instalações: "Parabenizo o Secretário Leandro e toda a sua equipe por este novo local. Este é um prédio histórico para a cidade. A Secretaria de Inovação e Tecnologia e o Centro de Monitoramento por Imagens são símbolos do nosso compromisso com a construção de uma Garça cada vez mais moderna, segura e que atenda aos anseios da população por serviços de maior qualidade", afirmou o Prefeito.
O comandante da 4ª Cia de PM, Capitão PM Marcelo Marcelino, também presente na solenidade, destacou a relevância do Centro de Monitoramento por Imagens para a segurança pública. "Nós podemos considerar as câmeras de monitoramento como uma ferramenta importante para o trabalho da Polícia Militar, permitindo um policiamento mais preventivo e eficaz. Nós já conseguimos resolver várias ocorrências policias utilizando as imagens captadas pelas câmeras", salientou o Capitão.
O Presidente da ACIG, Fábio Raniel, parabenizou a Prefeitura de Garça e reforçou a importância da parceria entre o setor público e privado para o desenvolvimento da cidade. "A ACIG está muito satisfeita em fazer parte deste projeto. Acreditamos que a união de esforços entre o poder público e a iniciativa privada é fundamental para o progresso da cidade. A Prefeitura pode contar com a ACIG quando o assunto for desenvolvimento e segurança", disse Fábio Raniel.

Próxima atividade comemorativa ao aniversário da cidade
O aniversário de Garça é no dia 5 de maio, domingo. Mas na sexta-feira, dia 3, acontecerá o desfile comemorativo aos 95 anos. Foram convidadas a participar as escolas que integram a rede municipal de ensino; as instituições conveniadas; TG 02-014; Polícia Militar; Corpo de Bombeiros; Clubes de Serviço; as conveniadas do setor de saúde; todas as Secretarias Municipais, Recicla Garça, entre outros.
O desfile está programado para começar às 19:30h e acontecerá na região do lago artificial J. K. Williams, especificamente na rua Maria Helena, conhecida como a rua dos trailers.
Logo após o desfile teremos a queima de fogos (sem estampido) e o lançamento do Cerejeiras Festival 2024 (realizado pela Proden – Associação Garcense Pró-desenvolvimento), finalizando com música ao vivo do Jair Supercap Show.

Fonte: SECOM - Secretaria de Comunicação e Eventos
Autor: Fábio Bonassa