15 SET 2017
Biblioteca de Garça é selecionada com dois projetos para seminário internacional

A Biblioteca Municipal ?Doutor Rafael Paes de Barros? foi selecionada com dois projetos que serão apresentados no Seminário Internacional de Bibliotecas Públicas e Comunitárias. Garça foi a única cidade que obteve duas seleções, com os projetos ?De onde você vem??, na modalidade pôster digital, e ?Oficinas Itinerantes: Experimentos Teatrais?, na modalidade de painéis.

Foram apresentadas mais de 93 experiências inspiradoras realizadas em muitas bibliotecas brasileiras e Garça obteve a seleção em dois projetos. No dia 23 de outubro será apresentado o projeto ?De onde você vem??. Trata-se de uma iniciativa simples, elaborada pela secretária da Cultura, Susy Mey Truzzi, que tem por objetivo estimular os indicadores culturais relativos a extensão da biblioteca em nossa comunidade.

?O mapa do contorno da cidade fica exposto para que o usuário, ao chegar na biblioteca, retire um alfinete e o coloque no local de onde vem. Por meio desta ação, podemos avaliar a extensão do nosso espaço, complementando a pesquisa de uso/usuário, descobrindo bairros de origem dos frequentadores, reforçando a ideia de colher informações dos que mais frequentam e principalmente dos que não frequentam. Assim podemos estabelecer projetos e ações para que possamos atingir esta parcela da comunidade. Este projeto visa aproximar os garcenses que ainda não conhecem nosso espaço, despertando interesse e convidando a comunidade?, destacou a secretária.

No dia 24 de outubro será apresentado o projeto ?Oficinas Itinerantes: Experimentos Teatrais?, que foi desenvolvido no Espaço Cultural ?Maria Josefa Aguilar Zimiani?, no distrito de Jafa, com intuito de difundir ações culturais e estimular a leitura por meio da expressividade e criatividade. O trabalho tem a orientação e coordenação da diretora de Cultura de Garça, Carla Fernanda, e Katya Magaly, formada em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Psicopedagoga Institucional.

A leitura neste projeto foi atrelada a ludicidade e ao fazer teatral, considerando que ludicidade faz uma interface com o teatro, configurando uma válida estratégia para facilitar a leitura do texto literário.

Deste modo, dinâmicas, exercícios de dramatizações, leituras e interpretações foram desenvolvidas para um grupo de adolescentes de 11 a 15 anos, durante o primeiro semestre, com encontros semanais com duração de duas horas, que resultou na elaboração e construção de um curta-metragem, baseado na crônica ?Gente?, de Elsie Lessa, extraída do livro: ?As cem melhores crônicas brasileiras?.