A Secretaria Municipal de Saúde esclarece não ser verdadeira a informação veiculada em algumas redes sociais sobre a ausência de vacinas para crianças em Garça.
As vacinas que compõe o calendário vacinal da criança na idade de dois meses são:
Vacina Pentavalente: imuniza contra Difteria, Tétano, Coqueluche, Meningite e outras infecções causadas pelo Haemophilus influenzae tipo b e a Hepatite B.
Vacina Pneumocócica 10-valente: protege as crianças de bactérias tipo pneumococo, que causam doenças graves como meningite, pneumonia, otite média aguda, sinusite e bacteremia. A vacina é administrada em três doses e mais um reforço. A primeira dose é oferecida no segundo mês de vida, a próxima aos quatro e seis meses. O reforço é feito aos 12 meses.
Vacina Inativada Poliomielite (VIP): é uma vacina trivalente e injetável, composta por partículas dos vírus da pólio tipos 1, 2 e 3. Contém ainda 2-fenoxietanol, polissorbato 80, formaldeído, meio Hanks 199, ácido clorídrico ou hidróxido de sódio. Pode conter traços de neomicina, estreptomicina e polimixina B, utilizados durante a produção.
Vacina Rotavírus: protege contra as gastroenterites causadas pelo rotavírus. Sua aplicação é via oral, em duas doses. A vacina é indicada para prevenção de gastroenterites graves por esse tipo de vírus, mas não protege contra diarreia causada por outros agentes.
É importante destacar que Garça pertence ao Grupo de Vigilância em Saúde de Marília, responsável por receber e distribuir as vacinas provenientes do Programa Nacional de Imunização, que estava com baixa no estoque da vacina.
Apesar disso, a Vigilância Epidemiológica de Garça esclarece que tem recebido a vacina Rotavírus, que não está em falta na cidade, estando disponível nas Unidades de Saúde da Família. O mesmo acontece com as outras vacinas.
A ?reportagem? não traz uma explicação detalhada sobre qual vacina ou medicamento que estaria faltando na Unidade de Saúde, nem procurou a Secretaria da Saúde para buscar esclarecimentos, ficando evidente se tratar de uma informação que não condiz com a realidade.
A Secretaria Municipal de Saúde possui uma Ouvidoria. Reclamações ou sugestões podem ser feitas pelo telefone 3471-4959, ou pessoalmente na própria Secretaria da Saúde, na Rua Gabriela, 158.