Professores, coordenadores e diretores de toda a rede municipal de ensino de Garça, participaram nesta quinta-feira, da terceira formação de docentes realizada em parceria com o Sistema Sesi de Ensino, totalizando 162 horas de formação até o momento.
A concepção de formação continuada está previsto no Plano Municipal de Educação e reconhece que numa proposta pautada pela reflexão, a formação continuada deve ser permanente, em serviço e garantida a todos os professores da Rede Municipal de Ensino.
As formações são direcionadas aos docentes da Educação Infantil de zero a dois anos, de três anos e de quatro e cinco anos; aos docentes do Ensino Fundamental do 1º ao 5 º anos e aos docentes de Arte e Educação Física, atingindo, aproximadamente, 400 professores, abordando diversos temas, entre eles:
- ?Gestão do tempo ? a importância da rotina e do plano docente?,
- ?O desenvolvimento do desenho e as intervenções pedagógicas?,
- ?O Projeto didático na rotina?,
- ?O agrupamento produtivo e a intervenção docente?,
- ?A relevância da Didática Específica para o processo de ensino e aprendizagem?,
- ?Os princípios do Cuidar e Educar, Brincar, Ensinar e Aprender na prática pedagógica?,
- ?Tecnologia da informação e comunicação na educação infantil?,
- ?Agrupamentos produtivos e as intervenções docentes?.
Nesta terceira formação, parte foi realizada na EMEF Prof.ª Maria do Carmo Pompeu Castro, onde estavam as turmas de zero a dois anos, com tema ?Eixo de Linguagem Oral e Escrita ? Leitura?. ?Esse tipo de formação é muito importante para manter os estudos atualizados. Um professor, hoje em dia, nunca está pronto, e precisa estar em constante estudo. Pensando no nosso próprio desenvolvimento e, principalmente, no desenvolvimento das crianças em sala de aula?, argumentou Amanda Silva Campos, professora do Maternal, na Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino.
As turmas do Ensino Fundamental do 1º ao 5º com o tema ?Abordagem Sociointeracionista: desafios e possibilidades?, e parte realizada no auditório da Secretaria Municipal de Educação onde aconteceu a ?Socialização de práticas docentes? com as turmas de quatro e cinco anos.
?A socialização de práticas docentes, é um momento muito importante, que permite o acolhimento de ideias, o esclarecimento de dúvidas, a interação entre os profissionais e a aproximação de toda a rede, além de mostrar que é possível encontrar caminhos que promovam a transferência do discurso pedagógico da teoria para a prática?, como afirmou em sua fala aos professores presentes, a Secretaria Municipal de Educação, Rozely Padilha.
A secretária terminou concluindo que, ?se não cuidarmos da formação e dos professores da educação básica, continuaremos a ter dados educacionais abaixo dos níveis esperados?.