25 SET 2017
Cidade Mirim do Trânsito de Garça recebe atividades na Semana Nacional de Trânsito

O Dia Nacional do Trânsito é comemorado na próxima segunda-feira, dia 25. A data está inserida na Semana Nacional do Trânsito, que ocorre anualmente entre 18 e 25 de setembro. Uma ótima época para reativar a Cidade Mirim do Trânsito de Garça.

O local recebeu nova pintura de sinalização de solo e já consegue receber novamente os alunos para o aprendizado do comportamento correto no trânsito da cidade. Durante toda a semana, crianças de quatro e cinco anos de idade, das creches municipais, desenvolveram atividades educativas na Cidade Mirim.

O projeto Brincando e Aprendendo com o Trânsito, foi elaborado pelas educadoras do Projeto Alegria na Creche, da Secretaria Municipal de Educação, e na Cidade Mirim, recebeu o apoio dos policiais militares da Ronda Escolar e Proerd.

Os policiais orientaram as crianças sobre os riscos encontrados no trânsito e sobre como conhecer e respeitar as regras, pode diminuir os índices de acidentes. A ação foi uma forma prazerosa de fazer das acrianças, agentes multiplicadores de respeito, segurança e gentileza no trânsito.

A visita na Cidade Mirim foi apenas uma das ações do projeto Brincando e Aprendendo com o Trânsito, que também desenvolve atividades com outras formas de linguagens, como música, interpretação e pintura, ajustadas às situações do cotidiano e que promovam a reflexão sobre quais são os comportamentos seguros no trânsito, que promovam o respeito e a valorização da vida.

?O projeto tem como principal meta proporcionar às crianças um processo de ensino-aprendizagem que lhes permitam desenvolver a consciência da cidadania e da ética, de forma que possam construir, durante o processo educativo, comportamentos seguros e serem cidadãos no trânsito. Esse processo deve concentrar mecanismos adequados, para que a faixa etária envolvida tenha respeitado seu nível de desenvolvimento e grau de conhecimento, superando a concepção reducionista de que educação para o trânsito é apenas a preparação do futuro condutor?. (Trecho extraído da justificativa do projeto)

Entre os objetivos específicos estão:

- Compreender o trânsito como a necessidade e um direito de todos de se locomoverem;

- Reconhecer a importância de respeito ao espaço público, preservando-o e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida de seus habitantes;

- Adoção, no dia-a-dia, atitudes de respeito às normas de trânsito;

- Conhecer as formas, cores e os significados das placas mais utilizadas no trânsito, do semáforo, da faixa de pedestres e demais componentes das vias públicas;

- Reconhecer locais de riscos para brincadeiras e cuidados básicos para atravessar a rua;

- Envolver a família e a comunidade nas ações educativas de trânsito desenvolvidas reconhecendo-se como agente multiplicador.

Ao final das atividades, os alunos recebem um mimo: uma sacolinha surpresa contendo: um livro para colorir Escolinha de Trânsito: multiplicando o saber com a família; um adesivo educativo e uma Carteirinha de Habilitação do Ajudante do Motorista, que tem os seguintes mandamentos:

- Viajar sentado no banco traseiro;

- Nunca viajar em pé entre os bancos;

- Cobrar o uso do cinto de segurança, um abraço que protege;

- Ajudar o motorista a respeitar a sinalização;

- Não deixar seu motorista tomar bebida alcoólica.

- Seguindo esses mandamentos você estará ajudando a aumentar a segurança de todos, fazendo uma viagem tranquila e alegre.