23 OUT 2017
Garcenses são selecionados para o 3º Ateliê Internacional SPCD

O bailarino Pedro Ramos e a professora Dayana Helena de Moraes, integrantes da Escola Municipal de Cultura Artística ?Amélio ?Naná? Zancopé?, foram selecionados para o 3º Ateliê Internacional da São Paulo Companhia de Dança. Eles foram escolhidos após oficina realizada em Garça, durante o período de apresentações da companhia no Teatro Municipal Miguel Mônico.

O 3º Ateliê Internacional São Paulo Companhia de Dança é um evento voltado para bailarinos pré-profissionais e profissionais, professores, jornalistas e fotógrafos de dança, que durante cinco dias participam de aulas práticas e teóricas ministradas por professores renomados da dança nacional e internacional. Os bailarinos também participam de um processo coreográfico colaborativo.

Todas as atividades são gratuitas mediante inscrição e seleção. O evento conta com espetáculos abertos ao público, que acontecem no palco do Auditório Claudio Santoro e na área do Museu Felícia Leirner. O Ateliê Internacional SPCD caminha para sua 3ª edição em 2017 e é realizado pelo Governo do Estado de São Paulo, Secretaria da Cultura, Associação Pró-Dança e São Paulo Companhia de Dança, em parceria com Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari (ACAM Portinari).

Os garcenses passarão por atividades de pesquisa, fomento e formação, com o objetivo de promover um estudo teórico-prático de técnicas de dança (clássica e contemporânea) e de métodos necessários à formação do bailarino atualmente, buscando dar acesso a técnicas e práticas corporais com mestres de renome nacional e internacional.

Durante cinco dias, os bailarinos selecionados se dividirão em dois grupos distintos para aulas de Balé Clássico, Dança Contemporânea e Jazz e participarão de processos coreográficos. Todas as aulas e processos de trabalho podem ser vistos pelo público em geral.

No dia 3 de novembro, sexta-feira, às 15h, os estudantes farão uma performance no Jardim das Esculturas do Museu Felícia Leirner. E às 20h15, o Núcleo de Dança da Fundação Lia Maria Aguiar fará a abertura da noite com a coreografia Transcendente, de Carolina Nemeth e Fabiana Nemeth e em seguida a São Paulo Companhia de Dança, dirigida por Inês Bogéa, apresenta as coreografias Suíte de Raymonda (2017), de Guivalde de Almeida a partir do original de 1898 de Marius Petipa (1818-1910) e Gnawa (2005), de Nacho Duato.

No dia 4 de novembro, sábado, às 20h15, alunos das escolas de dança Vanessa Ballet e Expressão em Movimento fazem a abertura da noite com as coreografias Le Grand Valse, de Vanessa Ellias e Shiva Nataraja, de Silvana Santos, respectivamente. Em seguida, o público poderá ver os resultados dos processos coreográficos realizados pelos jovens bailarinos no Ateliê.

Uma noite especial na qual todos os participantes estarão juntos na cena. Já os estudantes de jornalismo e de fotografia, vivenciarão a rotina de uma redação impressa acompanhados do orientador, que organizará as pautas e os prazos para entrega das matérias e das fotografias. O material produzido será postado no Blog do Ateliê diariamente e algumas matérias e fotos selecionadas serão publicadas no jornal da região O Vale.

O 3º Ateliê Internacional SPCD conta com personalidades do cenário da dança nacional e internacional: Ady Addor, Eva Schul, Edson Araya, Edson Santos, Sérgio Rocha, Carlos Eduardo Pereira da Silva, Gisele Santoro e Inês Bogéa.