07 NOV 2017
XI FESTA DAS NAÇÕES DE GARÇA

Chegou a hora de aproveitar um dos eventos mais tradicionais de Garça. A XI Festa das Nações será realizada já neste final de semana, dias 11 e 12, no Lago Artificial J.K. Willians. O objetivo principal deste evento é colaborar com as entidades beneficentes e clubes de serviços na arrecadação de recursos, que muito contribuem na manutenção dos serviços oferecidos à população.

A festa proporciona uma viagem aos prazeres da boa comida. Trata-se também de um evento gastronômico, que oferece os principais pratos típicos que compõem o paladar diversificado do povo brasileiro.

As 19 entidades que participam este ano estarão vendendo pratos doces e salgados típicos da China, Egito, França, Suíça, Itália, Estados Unidos, Japão, Espanha, Inglaterra, México, além dos tradicionais pratos árabes e os aromas de sabores da comida brasileira. Tudo preparado com muito carinho e com o sabor incomparável da solidariedade.

Segundo o secretário de desenvolvimento do turismo e eventos de Garça e presidente da comissão organizadora, Fábio Bonassa, a prefeitura disponibiliza a estrutura para que as instituições participem, como tendas, apresentações no palco, segurança, sanitários, etc.

Ainda de acordo com o secretário, não será cobrado aluguel para utilização do espaço e toda a renda arrecadada ficará para a instituição. O secretário completou ainda: ?Este ano vamos cobrir toda a praça de alimentação, que contará com 500 mesas e cadeiras. Este era um pedido que vinha sendo feito pelos participantes. Desta forma, com mais comodidade, o público poderá comparecer por mais tempo na festa?.

Outra novidade é o tamanho dos espaços que serão oferecidos aos participantes. Em edições anteriores era de 4 x 4, e neste ano será de 5 x 5 metros, similar ao espaço oferecido aos participantes do Cerejeiras Festival e mais fácil para que todos possam trabalhar.

Além da Secretaria de Turismo, participam da organização da XI Festa das Nações, a Secretaria de Cultura ? Secult, com a colaboração das demais secretarias municipais, SAAE e apoio do Conseb´s Lago.

Atrações artísticas

No palco da concha Acústica o público poderá conferir uma programação diversificada, composta por atrações musicais e danças típicas de vários países. ?Queremos agradecer a todos os artistas que irão participar, pois estamos trabalhando juntos por uma ação social coletiva de apoio às entidades e clubes de serviço, que estarão com suas barracas levantando fundos para o desenvolvimento de seus trabalhos no próximo ano?, ressaltou Susy Mey Truzzi, secretária de cultura.

Ainda segundo a secretária, a Emca estará apresentando as danças típicas de várias nações. ?Também temos que agradecer a esse trabalho. A Festa das Nações é um palco de apresentações. É uma vitrine para que o público possa conhecer mais sobre os nossos artistas locais e o que estão produzindo?, completou a secretária.

As atrações do sábado começam a partir das 18h, e no domingo, às 13h. No sábado, quem encerra a programação da noite é o grupo Xaxado Novo, um oferecimento do Banco Sicredi.

O grupo, que já foi destaque em programas de rede nacional na TV aberta e fechada, resgata uma formação tradicional do baião para homenagear grandes mestres da cultura popular brasileira e propor um passeio musical pelas diferentes culturas que contribuíram para a formação da música nordestina, como os povos ciganos e árabes.

As apresentações do Xaxado Novo são únicas, não apenas pela originalidade dos arranjos, mas também pelas performances e interações com o público. Formado por músicos pesquisadores das culturas tradicionais. O grupo apresenta elementos do imaginário popular brasileiro em seu figurino, cenografia e sonoridades, fazendo referência à estética dos caboclos, vaqueiros e cangaceiros.

Programação completa da XI Festa das Nações de Garça:

Sábado 11/11

18h - Abertura

19h - Orquestra de Violeiros

19h35 - Momento EMCA ? Cancan, valsa, espanhola, carimbó, cowntry, entre outras

20h20 - Dança do Ventre

20h40 - Cello Contágio

21h15 - Banda Alquimia

22h - Banda Experimento

23h - Banda Xaxado Novo

Domingo 12/11

13h - Nádia Muniz ? Violão e voz