27 NOV 2017
Garça é polo da Univesp - Universidade Virtual do Estado de São Paulo

Nesta terça-feira, dia 28, às 10 horas, no Teatro Municipal de Garça, o Governo do Estado fará a designação oficial de Garça como polo da Univesp ? Universidade Virtual do Estado de São Paulo. A cidade foi contemplada com três cursos: Engenharia da Computação, licenciatura em Matemática e Tecnologia em Gestão Pública. Para a cerimonia está prevista, além da presença do prefeito João Carlos dos Santos, e de Vinicius Camarinha, secretário adjunto do vice-governador Márcio França, autoridades de toda região.

A UNIVESP é uma instituição pública de ensino superior à distância, que oferece cursos universitários gratuitos e semipresenciais para todo o estado. Em Garça serão 50 vagas para cada um dos cursos.

Criada em 2012 e mantida pelo Governo do Estado de São Paulo, a universidade é vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, com credenciamento como universidade pelo Conselho Estadual de Educação e pelo MEC.

A estrutura tecnológica para atender aos alunos será possível graças a parceria da prefeitura com a Fatec, que disponibilizou também as suas dependências para a realização desse projeto.  Os polos são as unidades acadêmicas e operacionais para o desenvolvimento de atividades presenciais relativas aos cursos oferecidos nessa modalidade à distância. Eles contam com infraestrutura física e tecnológica, além de pessoas e professor, para apoio aos alunos no desenvolvimento dos projetos pedagógicos e aplicação de provas.

Para a formação do conteúdo das aulas e a disponibilização de professores, a Univesp possui parceria com a USP, Unesp e Unicamp, demonstrando a qualidade do material e do corpo docente da universidade.

O prefeito João Carlos dos Santos, que trabalhou fortemente na conquista desse polo, falou da satisfação em poder oferecer essa nova opção de ensino universitário para a região. ?Estamos muito felizes, pois a Univesp é uma grande conquista, não somente para Garça, mas para toda a região. Essa universidade pública irá contribuir para a formação, não somente da nossa juventude, mas daquelas pessoas que querem estudar e que querem uma oportunidade para ingressar em uma universidade?.

O vereador Antônio Franco dos Santos ?Bacana?, presidente local do PSB, exaltou a importância dessa união de forças em prol da educação e do desenvolvimento de Garça e região. ?Eu quero aproveitar a oportunidade e cumprimentar todas as pessoas envolvidas nesta grande conquista para a nossa cidade e região. Quero cumprimentar a Prefeitura, por meio do prefeito João Carlos dos Santos, o líder do nosso partido na região, o deputado Abelardo Camarinha e ao nosso assessor de gabinete do vice-governador, Vinícius Camarinha, que está liderando a expansão da Univesp em todo o estado de São Paulo?.