08 DEZ 2017
Sala de Estabilização ( semi UTI ) da Santa Casa de Misericórdia de Garça é inaugurada

O prefeito João Carlos dos Santos participou na tarde desta sexta-feira, dia 8, da inauguração da Sala de Estabilização ( com leitos de semi UTI ) para pacientes em estado grave do Hospital São Lucas de Garça. São dois leitos que possibilitarão um trabalho diferenciado, que não estava sendo oferecido no hospital, desafogando a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), que recebia todos os pacientes necessitando desta atenção. O evento contou com a presença do deputado federal Evandro Gussi.

De acordo com a enfermeira Luciana Bernava Balles, após o recebimento de recursos de emendas parlamentares, verificando as necessidades da instituição de saúde garcense, fez o projeto para a Sala de Estabilização, com o apoio da vereadora Deyse Serapião, que proporcionou a reforma do espaço junto com a Prefeitura de Garça, além dos voluntários integrantes da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia.

?É um projeto simples, mas de suma importância para a instituição. Não tínhamos condições de manter um paciente em caso crítico aqui. Quando nos encontrávamos nesta situação, o paciente era levado para a UPA, ou tínhamos que brigar por vaga em Marília. Está sala vai dar um suporte neste atendimento crítico dos pacientes. Agora conseguiremos estabilizar até surgir uma vaga em um leito de UTI?, destacou Luciana.

A inauguração contou com a presença do prefeito João Carlos dos Santos, do vice-prefeito Cassiano Pelegrini, da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Cláudia Furlaneto dos Santos, do chefe de Gabinete Cássio Adonis de Santi Siqueira e demais secretários da Administração Municipal, além do presidente da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Garça, Armando Hamzé, membros da diretoria e funcionários. O padre Anderson Messina Perini, da paróquia São Pedro, abençoou a nova sala para atendimento de pacientes em estado grave. O prefeito agradeceu a presença de todos e a oportunidade de fazer parte de um momento importante.

?É uma satisfação muito grande poder fazer parte deste momento com vocês. Sabemos de todos os desafios e dificuldades, mas estamos aqui hoje para comemorar esta evolução. Esse nosso encontro não é só para a entrega dos leitos. Existe um simbolismo muito maior. É o início de uma nova fase, da construção daquilo que nós garcenses desejamos. Isso é mérito de toda a sociedade?, disse o prefeito João Carlos.

Os recursos parlamentares que possibilitaram a instalação da Sala de Estabilização, da ordem de cerca de R$ 1,4 milhão, teve emendas de iniciativa dos deputados Antônio Carlos Mendes Thame, Marco Feliciano, Paulo Maluf, Jorge Tadeu Mudalen e Evandro Gussi, somados a doações repassadas por cidadãos da cidade, que apoiam a manutenção e ampliação da qualidade dos serviços historicamente oferecidos pelo hospital, vêm oferecer novas perspectivas de melhorias. Gussi participou da inauguração e ficou feliz com o resultado.

?Não estamos enfrentando problemas na questão de recursos. Os recursos existem, mas enfrentamos uma grande dificuldade de processamento por parte das instituições, que dependem de projetos, de aprovação na Caixa Econômica Federal e assim por diante. Com este processo de reorganização aqui na Santa Casa, certamente teremos mais agilidade na apresentação das propostas?, disse o deputado federal.