Um trabalho importante e incessante no município é o que está sendo desenvolvido pela SAMA ? secretaria de agricultura e meio ambiente.
Segundo informações do secretário Diogo Sebastião de Oliveira, há pelo menos 100 árvores da espécie monguba em todo o perímetro urbano que estão comprometidas e precisam ser erradicadas. O levantamento foi feito pelos engenheiros florestal e agrônomos da secretaria que visitaram mais de 1.000 endereços onde as árvores estão plantadas.
?Nós não queremos erradicar árvores, é questão de necessidade. Mas ao mesmo que tempo que erradicamos, nossa equipe planta outra no lugar. Aliás, são plantadas muitos mais árvores que erradicadas?, afirma o secretário Diogo. E continua: ?A erradicação de algumas se faz necessária já que, somente neste ano, três destas árvores caíram com as chuvas seguidas de ventos. Felizmente só houve danos materiais nestes casos?.
Na manhã de sexta, dia 02, verificamos o trabalho da equipe da SAMA realizado na EE Hilmar Machado de Oliveira. Foram realizadas algumas podas necessárias nas árvores, e houve duas erradicações. Mas pudemos ver pelo menos sete novas mudas plantadas nas calçadas ao redor do prédio. Pode-se verificar, ainda, troncos apodrecidos das espécies erradicadas.
A SAMA tem planejamento para executar o plantio de 5.000 mudas de árvores em toda a cidade. Somente em janeiro foram cerca de 500 plantios executados.