19 FEV 2018
Atos de vandalismo são registrados nesse final de semana

O município de Garça sofre os prejuízos dos atos de vandalismo praticados contra bens públicos. O impacto dessas ações recai sobre toda a cidade, que acaba gastando em reformas e para refazer serviços que já estavam prontos. A população também sente os reflexos diretos desses atos, já que acaba se privando de usufruir desses patrimônios durante um tempo.

No último final de semana foram dois pontos distintos escolhidos pelos vândalos: a Sama - Secretária Municipal de Agricultura e de Meio Ambiente e a Unidade de Saúde da Família do Bairro Araceli.

Na Sama, o funcionário de plantão no final de semana se deparou com uma cena lamentável ao chegar no domingo para trabalhar. Havia muita sujeira e depredação no local. As lixeiras foram quebradas e arremessadas. A mesa e as cadeiras do refeitório externo ao prédio também foram quebradas. O lixo eletrônico que estava armazenado em um contêiner foi espalhado por toda a área da secretaria.

Já na USF da Araceli, a destruição foi em um dos canteiros da horta instalada no local para usufruto da comunidade do bairro. Os vândalos foram embora espalhando as hortaliças pela rua. ?Estragaram o canteiro de cebolinha e não foi para o consumo. Não é preciso roubar, pois a produção é doada. Não há comércio. Além da população que pode vir buscar as hortaliças para o consumo, também fazemos um projeto terapêutico com os idosos aqui na horta?, explicou Patrícia Hilário do Nascimento, enfermeira responsável pela USF.

Sonia Regina de Paula, funcionária da unidade, que cuida diariamente da horta, externou sua tristeza ao ver o ato de vandalismo. ?Isso não se faz! A gente está com medo de dar sequência no projeto e eles entrarem novamente?.

A funcionária Maria Luiza Ferreira Moreti, responsável pelas hortas implantadas pela Secretaria Municipal de Saúde, explicou que já foram feitas quatro hortas suspensas e outras três em canteiros de solo. Ainda segundo ela, o objetivo está sendo cumprido, mas que é muito triste ver atos como o desse final de semana. ?As hortas cumprem o seu papel. Foram implantadas para fazer a interação da população com a unidade, para doar alimentos saudáveis e para ser usada como terapia. Estamos sensibilizados porque todos nós doamos tempo e muita dedicação a esse projeto lindo. A população cuida e os funcionários também. Todos de forma voluntária. Não é justo que vândalos a destruam.?

O Departamento Jurídico da Prefeitura alerta que destruir, inutilizar ou deteriorar o patrimônio público é crime previsto no art. 163 do Código Penal, sujeito a detenção de seis meses a três anos, e multa, além da pena correspondente à violência.