21 FEV 2018
Vândalos destroem canteiros em horta comunitária do Bairro São Lucas

O lavrador aposentado José Ramiro de Souza, chamado carinhosamente por seu Zé, dedica seu tempo ao trabalho voluntário na horta do Centro Comunitário do Bairro São Lucas de Garça. Toda a produção de hortaliças é distribuída para a população e, em breve, irá enriquecer a alimentação das crianças assistidas pela Pastoral da Saúde.

Contudo, seu Zé foi obrigado a conviver na manhã desta quarta-feira com uma realidade que torna-se cada dia mais frequente na cidade. Vândalos invadiram a horta durante a madrugada e levam verduras, além de destruírem parte das hortaliças cultivadas no local. ?É uma tristeza muito profunda. Não precisa roubar e estragar tudo aqui. Se quiser, é só pedir. Nós já distribuímos a produção de dois canteiros de alface para a população. Muita verdura e legume ainda vai produzir nessa horta, porque eu não vou desanimar?, desabafou seu Zé.

A vereadora Deyse Serapião, idealizadora desse projeto e voluntária no cultivo das hortaliças conta que a horta começou em dezembro com apenas dois canteiros e hoje já possui cerca de 15 variedades de verduras e legumes. Ela, acompanhada do seu Zé, fizeram boletim de ocorrência, denunciando o ato de vandalismo. ?Não é justo com a população que é beneficiada com essa horta e nem com os voluntários, principalmente o seu Zé, que tem muito amor e comprometimento por tudo isso aqui?.

A vereadora disse ainda. ?Foi puro ato de vandalismo. Levaram plantas que ainda estavam em produção. Essa horta se vier a crescer, poderá até gerar uma renda para a comunidade, para o Centro Comunitário e para as pessoas que precisam?.

Na semana, esse é o segundo ato de vandalismo em hortas da cidade. Na madrugada de domingo para segunda, a área externa da Unidade de Saúde da Família do Bairro Araceli foi invadida e os vândalos destruíram  um dos canteiros da horta. Eles foram embora espalhando as hortaliças pela rua.