26 ABR 2018
Garça promove prevenção do câncer bucal nas Unidades de Saúde do município

A Secretaria Municipal de Saúde está promovendo desde a última segunda-feira, dia 23, em paralelo com a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, um trabalho de prevenção ao câncer bucal, em todas as Unidades de Saúde da Família (USF) de Garça. Após receber a vacina contra a gripe, as pessoas são convidadas a passarem por uma consulta com o dentista.

De acordo com a coordenadora de Saúde Bucal da Secretaria Municipal de Saúde, Ana Flávia Saroa, é muito importante que as pessoas que forem receber a vacina também passem pela consulta com os dentistas. Ela explicou que o procedimento é rápido e fundamental para o diagnóstico precoce, para que o tratamento logo comece alcançando assim a cura da doença.

?Eu peço que as pessoas aguardem por essa consulta. Está havendo uma diferença de no máximo dez minutos entre a vacinação e a prevenção com o dentista. Essa consulta é muito valiosa para um diagnóstico precoce do câncer bucal. Quanto antes for detectado o problema, mais fácil e rápido o tratamento, com maior chance de cura?, disse a coordenadora.

O câncer bucal geralmente ocorre nos lábios (mais frequentemente no lábio inferior), dentro da boca, na parte posterior da garganta, nas amígdalas ou nas glândulas salivares. Atinge principalmente pessoas com mais de 40 anos de idade. O fumo, combinado com o excesso de bebida alcóolica, é um dos principais fatores de risco.

?É muito rápido. Será feito um exame clínico, olhando os dentes, remoção de prótese. Se os dentistas notarem qualquer alteração que foge da normalidade, encaminharão para o Centro de Especialidades Odontológicas, onde o doutor Breno avaliará, e se for necessário, fará a biópsia para a confirmação do diagnóstico. Também é orientado sobre o autoexame, sobre a higiene das próteses e os cuidados a tomar com a prevenção?, disse Ana Flávia.

O ?Dia D? de mobilização será no dia 12 de maio, com todos os dentistas trabalhando nas Unidades de Saúde.

Se não for detectado de maneira precoce, o câncer bucal pode exigir tratamentos que vão da cirurgia (para a sua remoção) à radioterapia ou quimioterapia. Este câncer pode ser fatal. O diagnóstico precoce é fundamental para o sucesso do tratamento. Além das consultas regulares, é preciso que as pessoas procurem pelo dentista se perceberem qualquer dos sinais abaixo:

Ferida nos lábios, gengiva ou no interior da boca, que sangra facilmente e não parece melhorar; caroço ou inchaço na bochecha que você sente ao passar a língua; perda de sensibilidade ou sensação de dormência em qualquer parte da boca; manchas brancas ou vermelhas na gengiva, língua ou qualquer outra parte da boca; dificuldade para mastigar ou para engolir; dor sem razão aparente ou sensação de ter algo preso na garganta; inchaço que impede a adaptação correta da dentadura; ou mudança na voz.