20 AGO 2018
ASSUNTOS JURÍDICOS
Campanha visa diminuir uso de celular enquanto se dirige

Todo mundo sabe que os aparelhos celulares melhoraram, e muito, a comunicação entre as pessoas. E hoje quase todo cidadão tem pelo menos um celular.

Mas um hábito prejudica, e muito, a segurança no trânsito: é o uso do aparelho enquanto se dirige.

Uma pesquisa realizada pelo Hospital Samaritano de São Paulo mostra que a imensa maioria dos condutores, 80%, conhece os perigos mas continua usando enquanto está na direção de um veículo ( arte ilustra a matéria ).

O departamento municipal de trânsito está desenvolvendo campanha educativa de conscietização dos perigos de utilização do celular no trânsito.

Em parceria com a Zona Azul e a Polícia Militar distribui panfletos explicativos e uma blitz educativa já foi realizada.

O panfleto distribuído ( arte anexa ) mostra como exemplo duas situações para um condutor dirigindo a 54 Km por hora, com pista seca e livre, desde o momento em que o motorista percebe um sinal fechado.

Se estiver atendo ao trânsito, após reflexo da frenagem, o carro para entre 33 e 50 metros.

Já quando o motorista está falando ou usando o celular para ler mensagens, a distância para a frenagem vai de 41 a 91 metros. Bem maior e podendo ocasionar acidentes e colocando em risco não só a sua vida, mas de outros condutores e, principalmente, dos pedestres.

Vale lembrar a penalidade especificada no artigo 252 do Código de Trânsito Brasileiro: dirigir o veículo segurando ou manuseando TELEFONE CELULAR caracteriza-se como multa gravíssima, ocorrendo a perda de 7 pontos na carteira e com multa no valor de R$ 293,47.