Que a leitura nos leva a viajar sem sair do lugar todos concordam. Através da nossa imaginação conseguimos criar, na maioria dos casos, as situações descritas.
Mas além da imaginação, a experiência pode ser muito mais realista, se assim podemos afirmar.
Foi o que aconteceu na EMEI Profª Dinalva Peron Saravia quando da conclusão da Unidade 03 - Viajando pelo Brasil, que é uma proposta de atividades sobre as manifestações culturais das regiões brasileiras do eixo natureza e sociedade do sistema Sesi de ensino.
Ao som da música Asa Branca de Gonzaguinha e ao sabor das comidas típicas do nosso país, as Professoras Ana Cláudia Vaz de Carvalho de Almeida e Maria Aparecida Ferreira Vaz Pires do Pré II desenvolveram novas experiências e sensações aos seus alunos.
O Brasil apresenta uma vasta diversidade cultural e é importante conhecer essa diversidade, saber a origem das diferentes manifestações culturais para respeitá-las e valorizá-las, já que elas compõem um retrato multicolorido do País. Alguns ritmos musicais e festas tradicionais resistiram ao tempo e viraram referências importantes para diversas regiões por conta de sua rica cultura.
As Professoras, ao longo dessa unidade de estudo, possibilitaram aos seus alunos uma viagem pelo Brasil, mesmo dentro das paredes da escola, apresentando às crianças imagens de pessoas e seus modos de vestir, suas casas, praias, indústrias, riqueza e pobreza, comidas, brincadeiras, descendências, festas populares, artesanatos, crenças e muita música.
Para encerrar esse passeio pelo Brasil e celebrar essa diversidade cultural as Professoras promoveram uma mesa farta de comidas típicas dos diferentes lugares desse nosso Brasil, com música boa e muita alegria. As crianças puderam saborear, mesmo que muitas vezes, desconfiadas, os diferentes sabores das distintas comidas.
A diretora da EMEI Profª Dinalva Peron Saravia, Lidiane Camilo Sossolote, e a coordenadora Maria Regina Ramires Ozaia parabenizaram as professoras pela iniciativa e empenho nessa atividade que será lembrada com muito carinho por todos os alunos que vivenciaram essa proposta.