16 JAN 2019
Biblioteca Municipal de Garça comemora 76 anos de história

A Biblioteca Municipal de Garça ?Doutor Rafael Paes de Barros? comemorou na última terça-feira, dia 15 de janeiro, 76 anos de muita história. Ela foi criada em 1943, mas só foi inaugurada no ano seguinte. Há quase oito décadas faz parte da vida dos garcenses e já passou por vários lugares no município. Confira um pouco dessa história e faça uma visita.

A Biblioteca foi criada por Decreto-Lei 126-A, de 15 de janeiro de 1943, na gestão do prefeito Durval Alves de Souza, sendo inaugurada em 03 de maio de 1944. A primeira Biblioteca foi instalada em umas das dependências da Prefeitura com o nome de Biblioteca Municipal Brasileira. Posteriormente, foi transferida para o prédio do Ginásio da época, atual escola Hilmar Machado de Oliveira, quando este foi arrendado ao padre Aquino, com o objetivo de facilitar, junto ao Governo Federal, a criação do Ginásio e Escola Normal Livre, de Garça.

Criado o Ginásio Estadual, padre Aquino permaneceu ainda na posse daquele educandário, com uso privativo da Biblioteca, até que foram tomadas as medidas necessárias para que alcançasse a instituição pública a sua verdadeira finalidade: a de ser posta à disposição do público em geral, segundo publicação do Correio Garça, em 7 de julho de 1954.

Em 19 de dezembro de 1953 ocorreu a inauguração das novas instalações da Biblioteca, à Rua Carlos Ferrari, nº 111, no andar superior do prédio onde hoje localiza-se a Sorveteria Skimell. Depois mudou-se para a Rua Sargento Wilson Abel de Oliveira, nº 70, no andar superior do prédio onde se localizava a sede do Rotary Clube de Garça, transferindo-se, passado algum tempo, para a Rua Coronel Joaquim Piza, nº 186, em uma área de 190 m².

No dia 5 de maio de 1987, a Biblioteca foi reinaugurada no prédio situado à Rua Barão do Rio Branco, nº 131, com área de 497,40 m². Finalmente, em 19 de novembro de 1996, iniciou-se a mudança da Biblioteca para uma área de 1.076,88 m², no Centro Cultural, situado à Avenida Dr. Rafael Paes de Barros, nº 522, onde funciona atualmente.