23 FEV 2019
1Doc ? Nova ferramenta digital está disponível para todos utilizarem

?Preciso de um atendimento da Prefeitura. Se eu pudesse fazer o pedido pela internet seria muito mais fácil e rápido?.

Com certeza muita gente já deve ter pensado ou falado isto. E agora esta realidade está à disposição em Garça.

A Prefeitura Municipal iniciou no último trimestre de 2018 a implantação de uma ferramenta digital chamada 1Doc.

Primeiro a utilização aconteceu internamente, entre a equipe da Prefeitura, minimizando tempo de contato entre as secretarias e todos os integrantes do quadro público.

?Não temos o cálculo total, mas já economizamos muito. Foram menos impressões, com economia de tinta para impressão e cerca de 10.000 folhas de sulfite desde a implantação, menos carros oficiais andando pra lá e pra cá para levar papel e colher assinaturas, menos funcionários nesta função, e, principalmente, mais agilidade e mais controle das solicitações do dia a dia?, falou a Secretária Municipal de Gestão Administrativa, Maria Thereza Ricci Sartori.

DISPONIBILIDADE PARA TODOS

Após a fase de implantação nos serviços internos da Prefeitura, agora todos tem acesso ao serviço.

Segundo o Diretor de TI ? Tecnologia da Informação -, Leandro Carvalho, as solicitações ficaram muito mais rápidas, simples e fáceis de fazer. ?O 1Doc facilita muito o contato do munícipe com a Prefeitura. Quando for solicitar um serviço, fazer um requerimento, protocolar uma reclamação, é só entrar no site da Prefeitura e fazer de maneira digital, da sua casa, da sua empresa ou do seu celular?.

Para realizar o protocolo podem ser utilizados computadores de mesa, notebooks, tablets e aparelhos celulares, já que o site da Prefeitura e responsivo, ou seja, se adapta automaticamente à tela do celular.

COMO FAÇO PARA USAR?

O Diretor Leandro explica: ?É muito fácil. Primeiro entre no site da Prefeitura ? www.garca.sp.gov.br ? e, na parte superior da página inicial tem uma linha inteira na cor azul. Se for pessoa física, clique na aba cidadão e na sequência protocolo. Se por empresa ou profissional liberal, clique na aba empresa e na sequência protocolo. Nas duas opções a tela que abrirá será a mesma, mostrando os seguintes itens: ofícios, protocolos, chamados, atendimentos, pedidos de lei de acesso à informação e transparência?.

E segue o Diretor: ?Para utilizar, o munícipe deve fazer o cadastro somente na primeira vez de acesso, que pode ser por e-mail, CPF ou CNPJ, via Google ou via Facebook. Após se conectar, é só escolher a sua opção e encaminhar a solicitação?.

O acompanhamento da situação do seu pedido pode ser feito na aba verde onde está escrito Meu Inbox.

É importante ressaltar que os dados de quem utilizar a ferramenta estão protegidos e que nenhuma publicação é feita em redes sociais sem autorização da pessoa que acessou o sistema.

O Prefeito João Carlos dos Santos manifestou seu contentamento com a finalização da implantação desta ferramenta digital: ?Nós sempre ouvimos que um dos gargalos do relacionamento entre o munícipe e a Administração Pública era a dificuldade para fazer o pedido, a demora em receber uma resposta e a impossibilidade de acompanhar o desenvolvimento da solicitação feita. Instalamos esta ferramenta para melhorar o atendimento e facilitar todas as solicitações que precisam ser feitas à Prefeitura. Já tivemos retorno de vários escritórios de contabilidade, de engenheiros, arquitetos e de alguns munícipes que já utilizaram o sistema. Todos elogiaram a iniciativa da administração. Por isso fico muito satisfeito que o objetivo está sendo alcançado, que é oferecer um atendimento mais rápido e uma atenção maior a todos os garcenses?.