22 MAR 2019
Garça realiza a 2ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa

Um grande público participou da 2ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa na tarde desta quinta-feira, dia 22, no auditório da Patrulha Juvenil, em Garça. O evento foi aberto para toda a comunidade, com palestra sobre ?os desafios de envelhecer no século 21 e o papel das políticas públicas?, além de discussões e eleição de delegados que representarão Garça na conferência estadual.

O prefeito de Garça, João Carlos dos Santos, participou da conferência e destacou a importância do envolvimento da sociedade, necessária para o desenvolvimento de qualquer política pública. Ele ressaltou que aquele era um momento fundamental de atuação das pessoas e fez questão de agradecer todos os membros do Conselho Municipal de Direitos da Pessoa Idosa de Garça (Comdig), servidores da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, além dos demais participantes do evento.

?Precisamos de uma sociedade mais participativa e hoje estamos visualizando isso com a presença de vocês nesta conferência. Este é o momento da participação organizada que vocês possuem condições de influenciar as políticas públicas. Temos algumas metas e objetivos que serão discutidos hoje e espero que todos possam contribuir para melhorarmos os nossos serviços?, disse o prefeito.

A conferência contou ainda com a participação da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade de Garça, Cláudia Furlaneto dos Santos; da secretária municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Deyse Regina Serapião Grejo; e da presidente do Comdig, Lilian Soares Gamba. O grupo de dança do Centro de Referência em Assistência Social (Cras II) fez uma bela apresentação no evento, que contou ainda com a declamação de um poema da orientadora Maria Helena.

A conferência teve o objetivo de avaliar os avanços na consolidação da política municipal de atendimento ao idoso, na gestão e na qualificação da gestão dos serviços, programas, projetos e ações. A programação também contou com palestra da professora doutora Eliana Gonçalez Albonette e discussões.

Além do tema principal, foram discutidos quatro eixos temáticos. ?Direitos fundamentais na construção/efetivação das políticas públicas: subeixos: saúde, assistência social, previdência, moradia, transporte, cultura, esporte e lazer?, ?Educação: Assegurando direitos e emancipação humana?, ?Enfrentamento da violação dos direitos humanos da pessoa idosa? e ?Os conselhos de direitos: Seu papel na efetivação do controle social na geração e implementação das políticas públicas?.

Durante a conferência municipal também foi realizada a eleição de delegados que representarão Garça na conferência estadual.