30 JUL 2019
Garça recebe reunião do Consórcio de resíduos sólidos do Centro Oeste Paulista

Na manhã de terça, dia 30 de julho, o auditório do SAAE em Garça recebeu uma importante reunião do Consórcio Intermunicipal de Gestão e Manejo de Resíduos Sólidos do Centro Oeste Paulista.

O consórcio é composto por oito municípios da região: Álvaro de Carvalho, Alvinlândia, Fernão, Gália, Garça, Guarantã, Júlio Mesquita e Lupércio.

Estiveram presentes Cláudio José da Trindade, Prefeito de Gurantã, Cícero Martins dos Santos, Prefeito de Álvaro de Carvalho, José Carlos Mira, Prefeito de Júlio Mesquita, Adélio Aparecido Martins, Prefeito de Fernão, Renato Inácio Gonçalves, Prefeito de Gália, Abigail Cateli Dias, Prefeita de Alvinlândia e Prefeito de Garça, João Carlos dos Santos.

O principal objetivo da união dos oito municípios é a implantação de um aterro sanitário que atenda a demanda de todos quanto ao tratamento do lixo produzido.

Compuseram a mesa o Prefeito de Garça, João Carlos dos Santos, Presidente do Consórcio, o Prefeito de Fernão, Adélcio Aparecido Martins, Vice Presidente e Prefeito de Álvaro de Carvalho, Cícero Martins dos Santos.

O Prefeito de Garça falou sobre a reunião: "Este esforço através do consórcio visa trazer soluções para os resíduos sólidos e também para o lixo. Estamos trabalhando de forma conjunta tentando buscar um solução que tenha viabilidade técnica e também econômica no sentido de poder favorecer todos estes municípios. A participação da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do governo do Estado de São Paulo, do IPT e da Cetesb, que é a agência responsável pela fiscalização, reforçou que estamos no caminho certo. Nós precisamos trabalhar muito. O consórcio está juridicamente constituído e agora nós vamos começar uma segunda fase que trata, em especial, das questões técnicas e tomadas de decisões para, consequentemente, estabelecer qual é o formato adequado para atender o problema regional. Tenho certeza que a partir de hoje saímos mais fortalecidos para que tenhamos uma solução para todas as questões que impactam negativamente em todos os municípios que integram o consórcio".

O Prefeito de Garça também falou sobre a participação dos técnicos do IPT - Instituo Paulista de Tecnologia: "O IPT é um instituto pertencente ao governo do Estado de São Paulo onde temos uma condição de informações tecnólogicas, de soluções e pessoas que estão preparadas para nos assistir. As soluções que foram apresentadas hoje serão, possivelmente, avaliadas para atender e resolver as demandas dos municípios. O que é importante destacar: precisamos buscar através do IPT soluções adequadas para o longo prazo. Nós não podemos ter uma solução paliativa para as questões que envolvem o tratamento do lixo e a preservação do meio ambiente".

O assessor estratégico da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, Ivan de Oliveira Mello, também esteve presente na reunião: "A Secretaria montou um comitê enfocando a solução dos resíduos sólidos em todo o estado. A primeira ação que foi mapeada é que não há a possibilidade de ter 645 soluções, ou seja, uma para cada município. O que vamos fazer é o fortalecimento da regionalização e do consorciamento fazendo com que a gente chegue a, no máximo, 40 em todo o estado. Serão fortes consórcios que trabalharão para ganhar em escala, atendimento, eliminação dos passivos ambientais, da simplificação dos processos e da geração de soluções onde o gestor público não tenha problemas futuros em relação a este grave problema que é o resíduo sólido. Ou seja, o município não gere passivo ambiental e nenhum problema administrativo para este prefeito pelos próximos 100 anos".

O asssessor completou: "Os municípios que integram o consórcio estão no caminho certo porque com a soma dos municípios acaba gerando um fato político também, e a força de um grupo é muito maior que a força de um só e os Prefeitos conseguirão resultados mais efetivos para o seu município a partir de um trabalho conjunto".