18 OUT 2019
SAAE
Nível no reservatório de água bruta não pára de diminuir

Em vários momentos deste ano o SAAE - Serviço Autònomo de Águas e Esgoto - vem alertando os garcenses sobre a necessidade de uso racional de água no dia a dia.

Já foi baixado pelo executivo o decreto declarando estado de alerta de desabastecimento de água.

Mas a situação não melhora. Infelizmente os índices de chuvas estão bem abaixo do normal neste mês de outubro, as temperaturas estão altas e o consumo de água não diminiu, mesmo com as solicitações do poder público.

Todos podem ver nas fotos a situação do reservatório de água bruta da adutora B2 que recebe todas as captações do município e dali são enviadas para a ETA - Estação de Tratamento de Água para, após o tratamento, ser disponibilizada para o consumo dos cidadãos. O nível caiu muito.

O SAAE solicita, mais uma vez, a colaboração de todos os munícipes para que não haja racionamento em breve.

"Temos captação de água de superfície aqui em Garça, ou seja, não há poço artesiano. Quando vem a seca, o nível de água nos pontos de captação na cidade caem rapidamente porque as nascentes estão aqui. Se continuar como está, sem diminuir o nível de utilização da água, posso afirmar que caminhamos a passos largos para o racionamento de água até o fim do ano", disse o diretor superintendente do SAAE, Ulysses Bottino Peres.

Como economizar água - Alguns exemplos que pode ser tomados no dia a dia para economizar água: não usar água para lavar calçadas, aumentar o espaço entre as lavagens de carros, consertar torneiras que estejam pingando, diminuir o tempo no banho, evitando fazer barba embaixo do chuveiro, ao escovar os dentes, fechar a torneira da pia.