20 NOV 2019
Vereadores aprovam compra do prédio do BB em 1ª votação

Após um longo período de espera, foi votado na sessão camarária da segunda-feira, dia 18 de novembro, o projeto de lei 054/2019 de autoria do Prefeito municipal que solicitava autorização para compra do prédio do Banco do Brasil. O imóvel fica paralelo à Av. Dr. Labieno da Costa Machado e atualmente está desativado.

No referido local deve ser implantado CEI - Centro de Educação e Inovação -, um projeto educacional para desenvolvimento dos estudantes garcenses.

Após a manifestação acalorada dos vereadores na tribuna, a votação aconteceu e resultou em um placar de 8 votos a favor e 4 contra a compra.

Votaram a favor os vereadores Janete Conessa, José Luiz Marques, Marcão do Basquete, Rafael Frabetti, Reginaldo Parente, Rodrigo Gutierres, Pedro Santos e Silvio Ruela.

Votaram contra a compra os vereadores Antonio Franco dos Santos Bacana, Fábio Policinani, Patrícia Morato Marangão e Paulo André Faneco.

A aprovação do projeto de lei aconteceu por maioria, e o voto de desempate, que é responsabilidade do presidente da Câmara, vereador Wágner Ferreira, não foi necessário.

Para assistir ao momento da votação, clique aqui.

Como há alteração no orçamento do município, o projeto de lei precisa de aprovação em duas votações. A segunda deve acontecer na sessão do dia 25 de novembro.

Somente após a autorização da Câmara de vereadores é que a atual administração poderá efetivar a compra do prédio por R$ 1.349.000,00 (um milhão, trezentos e quarenta e nove mil reais), que corresponde a parte do valor da venda do terreno da antiga rodoviária, que foi de R$ 2.300.000,00 (dois milhões e trezentos mil reais), dinheiro que só pode ser investido na educação.

Segundo informações da Secretária Municipal de Educação, Rozely Gabana Padilha Silva, ?não há registro na Secretaria de plano pedagógico a ser implantado?. Sendo assim, o Prefeito Municipal baixou a portaria 32.359/2019 que nomeia os membros da comissão de elaboração do plano pedagógico para o centro educacional de estudos para ciência, tecnologia, empreendedorismo e inovação, que terá o nome fantasia de CEI ? Centro de Educação e Inovação.

Para ler a portaria,.

Esta ação faz parte do 17 ODS ? Objetivos de Desenvolvimento Sustentável ? enquadrando-se no ODS 4 ? assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidade de aprendizagem ao longo da vida para todos -, metas 4.4 ? até 2030, aumentar substancialmente o número de jovens e adultos que tenham habilidades relevantes, inclusive competências técnicas e profissionais, para emprego, trabalho decente e empreendedorismo ? e 4.a ? construir e melhorar instalações físicas para educação, apropriadas para crianças e sensíveis às deficiências e ao gênero e que proporcionem ambientes de aprendizagem seguros, não violentos, inclusivos e eficazes para todos.

Assista ao vídeo explicativo produzido pelo IBGE ? Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística ? relativo ao ODS 4 clicando aqui.