22 NOV 2019
Modernização da frota de veículos e máquinas deve gerar economia aos cofres municipais

Todo munícipe espera que os recursos públicos, que são formados por taxas, impostos e contribuições pagas por cada contribuinte, sejam investidos de maneira inteligente, consciente e que o serviço prestado seja de qualidade. Chamamos esta ação de gestão administrativa. E é isto que vem acontecendo em Garça.

A modernização da frota de veículos é um destes exemplos de boa gestão.

A atual administração vem realizando leilões de bens inservíveis aos serviço público e, com os recursos arrecadados, comprando novos veículos e máquinas. Outros recursos também são utilizados nesta modernização.

Mas a pergunta que todo garcense pode e deve fazer é: onde o município economiza quando troca um carro ou máquina antigo, usado, por outro novo se o valor investido na aquisição tem que ser considerado?

Primeiro: melhor condição de trabalho aos funcionários municipais. Segundo: diretamente nos gastos com manutenção, já que veículos novos tem garantia e necessitam menos manutenção que os usados. Terceiro: economia no consumo de combustíveis, já que veículos novos consomem menos por quilômetro rodado. Quarto: no desenvolvimento do trabalho, já que um carro ou máquina em manutenção significa que algum serviço não foi realizado no tempo necessário e, normalmente, não há outro para substituí-lo.

E quanto mais o tempo vai passando, mais caros ficam as manutenções.

Em um levantamento feito nos registros oficiais da Prefeitura entre 2015 e até novembro de 2019, chegamos a um valor alto nos gastos com manutenção de veículos e máquinas. Foram mais de R$ 3 milhões e 600 mil reais. Não estão incluídos aqui os gastos com combustíveis.

Confira os números ano a ano, de 2015 até a data atual:

2015 ? R$ 728.711,31

2016 ? R$ 667.759,32

2017 ? R$ 857.229,02

2018 ? R$ 799.095,06

2019 ? R$ 799.095,06, até a data atual.

Total da despesa com manutenção: R$ 3.691.570,62

Vale ressaltar que parte dos gastos com peças acontece em veículos novos ou usados, como a troca de pneus e amortecedores. Mas a outra parte é com peças e mão de obra que poderia não ser efetivada com uma frota atual e moderna, daí o objetivo dos investimentos atuais, tanto dos recursos dos leilões quanto de financiamentos.

Assim, chegamos à conclusão que é muito mais eficiente ter uma frota nova que, além de tudo, poderá ofercer condição de uma prestação de serviços de maior qualidade à população e economia aos cofres públicos.

Esta ação faz parte dos 17 ODS - Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - enquadrando-se no ODS 11 - tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis, meta 11.6 - até 2030, reduzir o impacto ambiental negativo per capita das cidades, inclusive prestando especial atenção à qualidade do ar, gestão de resíduos municipais e outros.

Assista ao vídeo explicativo produzido pelo IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Para o ODS 11, clique aqui.