11 DEZ 2019
Prefeito de Garça assinou termo de cooperação com Prefeito de Presidente Prudente

O Prefeito de Garça, João Carlos dos Santos, esteve em Presidente Prudente na terça, 10 de dezembro. O objetivo da visita foi a assinatura de um termo de cooperação entre as duas cidades, visando a construção do plano pedagógico do CEI - Centro de Educação e Inovação - que será implantado no prédio comprado recentemente pela Prefeitura junto ao Banco do Brasil.

O Prefeito de Presidente Prudente, Nelson Bugalho, recebeu João Carlos, o Vice Prefeito Cassiano Pelegrini e o secretário de desenvolvimento econônomico, Bruno Henrique Severino, em seu gabinete.

O termo de cooperação não envolve a transferência de recursos, mas de experiência na área de educação, inovação e tecnologia.

O Prefeito de Garça salientou a expertise que a cidade de Presidente Prudente já tem, através da fundação Inova Prudente: ?Observamos que Prudente já avançou e pode nos ajudar a sermos mais assertivos nas tomadas de decisões, até mesmo para que poupemos tempo e recurso. Esse é o nosso desejo: poder ofertar aos alunos da Rede Municipal a oportunidade de buscar e ampliar o conhecimento?.

Visita à Inova Prudente - No período da manhã integrantes da comissão que desenvolverá o projeto pedagógico do CEI foram conhecer a estrutura da fundação Inova Prudente. Na ocasião os garcenses trocaram experiências para a construção do plano, voltado para o ensino fundamental.

O secretário de tecnologia e inovação de Presidente Prudente, Rogério Alessi, recebeu a comitiva de Garça. ?A Inova vem desenvolvendo ações que dão oportunidades para as crianças terem uma perspectiva diferente para o futuro?, falou Rogério.

O secretário do Desenvolvimento Econômico de Garça, Bruno Henrique Severino, esteve na visita: ?O objetivo desta segunda visita à Inova Prudente é a construção do nosso projeto pedagógico. Quem esteve aqui percebeu como funcionam estes espaços de educação e inovação. Todos foram muito receptivos e nos apresentaram a estrutura, inclusive os diversos laboratórios existentes na Inova?.

Os garcenses também conheceram o processo de seleção pública voltado para as empresas e os projetos de inovação tecnológica criados pelas startups que fazem parte do edital de aceleração e fomento.

Além do secretário de desenvolvimento econômico, estiveram na visita o diretor de TI da Prefeitura, Leandro Carvalho, o secretário de obras, Paulo Giacoia, o chefe da coordenadoria da educação, Alex Junior Drachi, a diretora da ETEC Monsenhor Antonio Magliano, Ana Maria Mancera, a diretora pedagógica da EMCA - Escola Municipal de Cultura Artística -, Maria Rosa Trambaioli, o coordenador de transporte da educação, Cassiano Campos, a engenheira florestal, Maria Ângela de Castro Panzieri, o assessor de turismo, Adalberto Vargas Tosi, os arquitetos Luiz Eduardo Diaz, Jordana Monteiro e o engenheiro  Paulo Girotto.

Fontes: Inova Prudente e Secretaria de Comunicação de Presidente Prudente

Esta ação faz parte do 17 ODS ? Objetivos de Desenvolvimento Sustentável ? enquadrando-se no ODS 4 ? assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidade de aprendizagem ao longo da vida para todos -, metas 4.4 ? até 2030, aumentar substancialmente o número de jovens e adultos que tenham habilidades relevantes, inclusive competências técnicas e profissionais, para emprego, trabalho decente e empreendedorismo ? e 4.a ? construir e melhorar instalações físicas para educação, apropriadas para crianças e sensíveis às deficiências e ao gênero e que proporcionem ambientes de aprendizagem seguros, não violentos, inclusivos e eficazes para todos.

Assista ao vídeo explicativo produzido pelo IBGE ? Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística ? relativo ao ODS 4 clicando aqui.