29 FEV 2020
Secretaria da Saúde divulga nota sobre novo corona vírus (COVID-19) em Garça

A SMS ? Secretaria Municipal de Saúde ? divulga nota referente a dois casos suspeitos de corona vírus ? COVID-19 ? em Garça.

Na tarde de sexta-feira, 28 de fevereiro, dois munícipes garcenses foram atendidos na rede municipal de saúde apresentando sinais e sintomas de alerta como febre, tosse, falta de ar e cansaço. Ambos chegaram de viagens ao exterior a poucos dias.

O primeiro caso suspeita é uma mulher de 66 anos de idade que viajou para a Itália no dia 22 de janeiro e visitou as cidades de Roma, Bérgamo, Zógno e Milão, e chegou de volta ao Brasil no dia 29 de janeiro. Seus sinais e sintomas começaram no dia 08 de fevereiro com febre, tosse e falta de ar.

O segundo caso suspeito é um homem de 21 anos de idade que também viajou para a Itália no dia 22 de dezembro de 2019. Esta pessoa permaneceu naquele país por quase 60 dias nas cidades de Pádua e Veneza. Na volta ao Brasil fez conexão em Roma, na Itália, e Lisboa, em Portugal, chegando em território brasileiro no dia 21 de fevereiro. Logo na chegada já apresentava febre e tosse.

Ambos foram avaliados na UPA 24 horas de Garça de acordo com o protocolo do Ministério da Saúde, e toda a equipe que estava trabalhando naquele momento cumpriu todas as determinações do protocolo.

A GVE ? Gerência de Vigilância Epidemiológica ? da Regional de Saúde IX de Marília foi acionada e prontamente cumpriu o protocolo no contato e tomada de decisão frente à Secretaria Estadual de Saúde.

As amostras biológicas foram encaminhadas ao Instituto Adolfo Lutz, de onde aguardamos o resultado das análises.

Frente à esta situação, os dois garcenses foram notificados como casos suspeitos de COVID-19 e estão isolados. O homem em isolamento domiciliar e a mulher está sob observação em quarto de isolamento no HSL - Hospital São Lucas -, devido a outras comorbidades prévias.

Importante ressaltar que ambos estão sendo assistidos diariamente pelas equipes do HSL e vigilância epidemiológica da SMS - Secretaria Municipal de Saúde.