20 JUL 2020
FUNDO SOCIAL
Parceria com CONAB possibilita compra de alimentos do Banco da Terra

Com o objetivo de valorizar a agricultura familiar, Garça conseguiu participar do PAA ? Programa de Aquisição de Alimentos ?, desenvolvido pelo governo federal, que promove o acesso à alimentação e incentiva a agricultura familiar.

Em parceria com a CONAB - Companhia Nacional de Abastecimento -, que faz a aquisição na modalidade de compra com doação simultânea, a primeira entrega de frutas, verduras e legumes aconteceu na sexta-feira, 17 de julho.

Duas instituições assistenciais foram beneficiadas: Lar dos Velhos Frederico Ozanan, que recebeu abacate, alface, abobrinha, mandioca e tomate, e o Lar Meimei, que recebeu mandioca, tomate e abóbora madura, para produção de doces. Para assistir ao vídeo de entrega, clique aqui.

Os alimentos foram adquiridos de cinco famílias que integram o Banco da Terra em Garça. Elas se inscreveram em 2019 e agora estão, literalmente, colhendo os frutos. Para quem não se lembra, o Banco da Terra é um assentamento rural de famílias agricultoras.

Quem recebe a doação no município é o Fundo Social, que também é encarregado da distribuição às instituições. A Prefeitura auxiliou nesta ação, com a participação da SEMADS - Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social.

Cláudia Furlaneto dos Santos, primeira dama e presidente do Fundo Social, explica a ação: ?Quem fez o projeto e inscreveu a nossa cidade no programa foi o Alexandre. Com o PAA, as cinco famílias que foram aprovadas a participar entregam toda a sua produção ao Fundo Social, que se encarrega da distribuição. Assim, as famílias do Banco da Terra plantam com mais tranquilidade porque sabem que a sua produção será comprada; as instituições recebem o auxílio com a doação dos alimentos e oferecem para as pessoas assistidas?.

O programa distribuirá os alimentos semanalmente até novembro de 2020.

Quantas cidades participam do programa? ? Além de Garça, as associações e cooperativas que integram o PAA estão nos municípios de Agudos, Apiaí, Barra do Turvo, Biritiba-Mirim, Brejo Alegre, Caiuá, Eldorado, Estrela D?Oeste, Flórida Paulista, Guapiara, Guaratã, Guarujá, Itaberá, Itapeva, Itapura, Itariri, Jaboticabal, João Ramalho, Lins, Marabá Paulista, Mirante do Paranapanema, Pereira Barreto, Piquerobi, Presidente Bernardes, Presidente Epitácio, Presidente Venceslau, Promissão, Restinga, São Carlos, Serra azul, Serrana, Sumaré, Teodoro Sampaio e Tupi Paulista.

O investimento na operação somou cerca de R$ 5 milhões, repassados  à CONAB pelo Ministério da Cidadania, na assinatura de 60 projetos com associações e cooperativas de agricultura familiar, aprovados em 2019. Ao todo, são 674 pequenos agricultores, assentados da reforma agrária e quilombolas que obtiveram a garantia de compra do governo federal para produzir, ao longo de 2020, frutas, legumes e verduras convencionais e orgânicas, que estão destinados à doação.