22 JUL 2020
Atenção artistas: SP lança os primeiros editais do ProAC Expresso 2020

A Prefeitura de Garça, por meio da Secretaria Municipal de Cultura informa que já estão disponíveis os 14 primeiros editais do ProAC Expresso2020. Trata-se de um programa de fomento da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, voltado a projetos culturais de pessoas físicas ou jurídicas. Os Interessados poderão acessar os regulamentos pelo site. Os documentos também foram publicados no Diário Oficial do Estado.

Os projetos deverão ser inscritos na plataforma Prosas (www.prosas.com.br), utilizada pela primeira vez pela Secretaria, com um sistema de inscrição intuitivo facilitando o envio do projeto pelo proponente e simplificando os trâmites e a análise que será realizada pela Comissão de Seleção. Ao menos 50% dos projetos que serão contemplados pelo ProAC Expresso 2020 serão do interior e litoral e 20%, de artistas iniciantes.

Dos R$ 58,28 milhões previstos, R$ 47,9 milhões são para projetos que serão selecionados este ano; R$ 8,70 milhões para as segundas parcelas dos projetos selecionados em 2019; e R$ 1,68 milhão para o pagamento dos 175 profissionais que formarão as comissões de seleção e os demais custos administrativos. A Secretaria de estado estima que os cerca de 1,1 mil projetos apoiados vão gerar 21,7 mil postos de trabalho e um impacto econômico de R$ 92 milhões.

?O interessante é que houve um acréscimo muito grande no valor do aporte e uma simplificação na forma da produção desses editais e projetos, facilitando a participação de toda a comunidade artística de Garça e de todo o estado de São Paulo?, comentou a secretária de Cultura de Garça, Susy Mey Truzzi.

A secretária convida a todos para participar, lembrando que em 2019 cinco grupos garcenses foram contemplados nos editais do ProAC Municípios. ?Foi a primeira vez na cidade de Garça que nós conquistamos essa premiação.  Com esse trabalho, pudemos trazer para o nosso município uma verba para as áreas de audiovisual, capoeira, Taikô, banda de rock e corporação musical. Os projetos, além de contemplar os grupos com dinheiro para investimentos, envolveram a comunidade nos bairros e nos territórios criativos. Foi muito importante e deu um outro teor a cultura local?, explicou Susy Mey.

Conheça as linhas que serão contempladas nos editais:

TEATRO (R$ 5 milhões)

? Produção e temporada de espetáculos inéditos de teatro

R$ 2,5 milhões ao todo, sendo R$ 100 mil, R$ 150 mil ou R$ 200 mil por projeto

? Registro e licenciamento de espetáculos de teatro para difusão online (#CulturaEmCasa)

R$ 2,5 milhões ao todo, sendo R$ 25 mil por projeto

DANÇA (R$ 2 milhões)

? Produção e temporada de espetáculos inéditos de dança

R$ 1 milhão ao todo, sendo R$ 100 mil por projeto

? Registro e licenciamento de espetáculos de dança para difusão online (#CulturaEmCasa)

R$ 1 milhão ao todo, sendo R$ 25 mil por projeto

CONTEÚDO INFANTO-JUVENIL (R$ 2 milhões)