Diferentemente dos anos anteriores, a posse aos eleitos no último dia 15 de novembro será restrita. Para combater a pandemia de Covid-19, poderão estar presentes apenas as autoridades a serem empossadas e representantes da imprensa devidamente credenciados antecipadamente junto à Câmara. O expediente da casa vai da 08:00 às 14:00 h e se encerra na quarta-feira, 30 de dezembro.
A sessão especial de instalação da 20ª legislatura para 2021/2024 acontecerá no dia 1º de janeiro de 2021, a partir das 10:00 h.
Segundo o regimento interno, a presidência será do vereador mais votado no último pleito, neste caso o Dr. Marcelo Miranda (REPUPLICANOS), com 1.027 votos.
Na sequência, seguindo ordem alfabética, serão empossados os vereadores: Adhemar Kemp Marcondes de Moura Filho (MDB), Antônio Franco dos Santos ?Bacana? (PSDB), Elaine de Oliveira Cândido (PSD), Fábio Augusto dos Santo (PODE), Fábio José Polisinani (PSD), Lucas de Oliveira Pereira de Araújo (CIDADANIA), Marcos Roberto Felicio Moreira (REPUBLICANOS), José Pedro dos Santos Soares (PSDB), Rafael José Frabetti (DEM), Roberto Almeida dos Santos (PL) e Rodrigo Gutierres (DEM).
O atual Prefeito, João Carlos dos Santos, reeleito, e o Vice Prefeito, Flávio Peres, também serão empossados.
Os garcenses interessados em acompanhar o evento poderão acessar o site oficial da Câmara, o perfil oficial do You Tube e a página oficial do Facebook.
Devido à pandemia, todos que estiverem presentes deverão utilizar máscaras faciais. Estará à disposição álcool em gel 70º para higienização das mãos.
Após esta primeira sessão, será realizada a sessão preparatória para a eleição da mesa diretora da Câmara para o biênio 2021-2022, e também a formação das comissões permanentes da casa para o primeiro biênio da 20ª Legislatura.
Eleição da mesa diretora
Foram protocoladas duas chapas para concorrer à mesa diretora. Uma presidida pelo vereador Rafael José Frabetti, tendo Rodrigo Gutierres como vice-presidente, Marcelo Guimarães Miranda como 1º Secretário, e Adhemar Kemp Marcondes de Moura Filho como 2º Secretário.
A outra chapa indicou tem como candidato à presidência o vereador Pedro Santos, a vice presidente Antônio Franco dos Santos ?Bacana?, Elaine de Oliveira Cândido ao cargo de 1ª secretária e Fábio José Polisinani como 2º Secretário.
Como funciona a Eleição da Mesa Diretora da Câmara?
A Sessão Preparatória ocorrerá logo após o término da Sessão de Instalação de Legislatura, que terá início às 10 horas, do dia 1º de janeiro de 2021.
O Presidente em exercício, Dr. Marcelo Miranda, informará a composição das chapas inscritas, dando início a votação.
A ordem de votação será definida por sorteio, devendo o vereador sorteado pronunciar seu voto.
A chapa que obtiver maior votação será eleita para ocupar a Mesa Diretora da Câmara Municipal de Garça para o biênio de 2021-2022. Havendo empate, haverá uma nova eleição. Caso o empate persista, será considerado eleito para cada cargo da Mesa Diretora o parlamentar que tiver obtido maior votação nas eleições de 2020.
As informações para a produção desta matéria foram obtidas no site oficial da Câmara Municipal de Vereadores de Garça.