03 JUL 2021
HABITAÇÃO
Familiares prestigiam a inauguração do conjunto habitacional Vereador João Serapião
Descerramento da placa aconteceu na tarde de sexta-feira, 2 de julho
Enfim aconteceu o descerramento da placa inaugural do novo conjunto habitacional de Garça denominado Vereador João Serapião.
A solenidade contou com a presença da esposa do homenageado, Sra. Neuza Alberti Serapião, dos filhos Zezé, Deyse e João Francisco, netos, netas e demais familiares, de alguns secretários municipais, diretores e assessores, vereadores, do vice prefeito e do prefeito municipal.
Ao usar a palavra, o vice prefeito de Garça, Flávio Aparecido Peres, falou: “Toda pessoa quer ter uma família, uma casa pra morar e um emprego bom ou um negócio pra viver. E hoje estamos com 124 famílias que vão ter o seu próprio teto e isto é muito importante. O João Serapião eu conheci há muito tempo, um amigo nosso, sempre conversava com ele, e a gente tem um carinho muito grande pela família Serapião. Eu fiquei muito contente quando decidiram colocar o nome dele neste residencial e tenho certeza que a família também está muito contente”.
O vereador Rafael Frabetti, atual presidente da Câmara de Vereadores, falou representando todos os edis: “Esta é uma homenagem típica do seu João. Lugar de gente simples, que está recebendo apoio do poder público e foi por isso que ele entrou para a política”. Rafael também registrou todo o esforço do prefeito João Carlos em desatar os nós que estavam impedindo que a obra acontecesse e também se dirigiu aos seus companheiros vereadores que aprovaram a homenagem. Para finalizar, o presidente da Câmara se dirigiu às pessoas que vão morar no conjunto habitacional: “O mais importante neste momento é desejar a todos que receberam as suas chaves que Deus os abençoe e podem ter certeza que as coisas vão melhorar”.
Na sequência a Sra. Neusa usou a palavra: “A emoção é grande e o meu agradecimento vai primeiramente a Deus, que nos permitiu estar aqui recebendo esta homenagem. Agradeço também ao prefeito João Carlos e à Câmara Municipal que na gestão anterior aprovou a esta homenagem ao meu marido, o vereador João Serapião. Quero dizer que estamos felizes com a homenagem, mas estamos mais felizes ainda por sabermos que 124 famílias estão saindo do aluguel, estão indo para a casa própria, construindo aquilo que é o sonho de cada um. Deitar no travesseiro e saber: estou dormindo na minha casa”.
Emocionada, Dna. Neuza lembrou as raízes de seu marido: “Sabemos que o Serapião era uma pessoa humilde, que batalhava pelas pessoas menos favorecidas, e o seu primeiro trabalho em termos de moradia se deu lá atrás, há mais ou menos 30 anos, quando formava-se em Garça a favela do Evilásio. Muitas pessoas que aqui vão morar nem eram nascidas. E na situação de ver aquelas pessoas morando em barraca de lona, barraca de madeira, fez com que o então vereador João Serapião ficasse sensibilizado e corresse atrás para que aquelas pessoas pudessem ter um teto mais digno para morar. Foi então que surgiu o CEAC lá no Jardim São Lucas. Da mesma maneira que aquelas pessoas ficaram felizes, hoje estas 124 também estão felizes, e esta felicidade é nossa. Então a Deus e vocês nosso agradecimento por esta homenagem”.
A secretária municipal da saúde, Deyse Regina Serapião Grejo, também falou na homenagem feita ao seu pai: “É com muita emoção que a nossa família está sendo homenageada em nome do meu pai. Quero parabenizar ao prefeito João Carlos por toda a dedicação, ao Fábio, diretor de habitação, pessoa muito importante para que isto esteja acontecendo, muita dedicação e comprometimento. Quero agradecer aos vereadores que na época colocaram o nome do meu pai em votação, e na época nós conseguimos aprovação por unanimidade. Agradeço os meus colegas na época, o Marcão, a Janete, o Rodrigo Gutierrez, o Frabetti, que fizeram parte da votação para que hoje esta homenagem se concretizasse. Às famílias que foram beneficiadas que sejam feliz, que aproveitem muito. Hoje fica eternizado o nome João Serapião”.
Para encerrar a homenagem, o prefeito João Carlos dos Santos falou aos presentes: “Hoje pela manhã eu tive a oportunidade de ter contato com muitas pessoas que assinaram os contratos e receberam as chaves. Mesmo todos usando máscaras, eu pude perceber, através do olhar de cada uma delas, a felicidade brilhando em seus olhares. Desejo toda a alegria do mundo às 124 famílias. A casa é um local sagrado e que Deus abençoe todas as pessoas que vão morar nestas casas. Eu tive a oportunidade de perguntar pra elas: e aí, atendeu à sua expectativa, você está contente? E quase a totalidade delas afirmou que estava tudo muito bom”.
O prefeito se dirigiu a vários secretários que muito colaboraram para a concretização da obra. E chamou o diretor de habitação, Fábio Henrique Francisco de Souza, e falou: “Lá em 2017, eu como prefeito recém empossado, o Fábio me procurou e falou sobre estas casas. E perguntou: vamos encarar, vamos fazer acontecer? Eu aceitei o desafio. E se devo a iniciativa deste projeto a alguém, é a um servidor, o Fábio. Foi em função da boa vontade dele, da iniciativa dele, que nós estamos hoje aqui inaugurando este conjunto habitacional”.
“O ideal é que nós pudéssemos estar aqui com as 124 famílias, mas a pandemia não deixou. E mais: eu tenho que agradecer também ao governo do Estado de São Paulo, ao governador João Dória, ao vice governador, Rodrigo Garcia, que na época estava como secretário estadual de habitação, sempre nos apoiou, confiou em nós chegamos até este momento. Dona Neuza, parabéns à família pela homenagem ao Sr. João Serapião. Hoje nós temos uma Serapião junto conosco, a Deyse, e fica aqui a minha gratidão por todo o empenho dela, por todo o trabalho, ela que representa muito bem a família”.
As famílias poderão mudar em suas casas a partir de sábado, 3 de julho de 2021.

Autor: Fábio Bonassa
Local: SECOM - Secretaria de Comunicação