09 AGO 2021
Agosto Dourado é o mês de incentivo à amamentação
Em Garça haverá ações com os grupos de mães das Unidades de Saúde da Família
Agosto é o mês que simboliza o incentivo à amamentação. Por isso, passou a ser chamado de Agosto Dourado, dando referência ao padrão ouro de qualidade do leite materno, o alimento mais completo para os bebês até os seis meses de vida. Em Garça, durante esta semana, as profissionais do Posto de Coleta de Lei Humano farão um trabalho intensivo de orientação e incentivo à amamentação e a doação do leite materno nos grupos de gestantes atendidos nas Unidades de Saúde da Família.
O aleitamento materno é uma questão de saúde pública e também um direito humano que precisa ser respeitado e protegido. A Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde recomendam o aleitamento materno exclusivo até os seis meses do bebê e continuado até os dois anos de idade. Com o leite materno, a criança se desenvolve com mais saúde, tem mais chances de recuperação e fica protegida de infecções, diarréias e alergias.
Toda mulher que amamenta é uma possível doadora de leite humano. E, quanto mais o leite é sugado pelo bebê ou doado pela mãe, mais ela irá produzi-lo. Para doar, basta ser saudável e não tomar nenhum medicamento que interfira na amamentação.
Todo leite doado é analisado, pasteurizado e submetido a um rigoroso controle de qualidade antes de ser ofertado aos bebês internados nas UTIs Neonatais. Com o leite materno, o bebê prematuro ganha peso mais rápido, se desenvolve com mais saúde e fica protegido de infecções.
Em Garça, o Posto de Coleta de Lei Humano funciona há mais de 20 anos. A enfermeira responsável, Vanilse Cristiane Matheus, explica que o objetivo do posto local é promover, proteger e incentivar a amamentação. Para atingir esse objetivo, as profissionais que trabalham na unidade local fazem visitas diárias na maternidade para orientar as mamães sobre como amamentar e para sensibilizar sobre a importância da doação do leite excedente.
Este ano já foram realizadas 69 visitas, porém, são apenas oito o número de mães que doam o leite materno com regularidade. Por mês saem das doações garcenses, em média, 12 litros de leite materno, que são encaminhados para o Banco de Leite de Marília, que possui condições para processar o produto e distribuir para os bebês internados nas UTIs.
A enfermeira explica que qualquer quantidade de leite materno doado faz diferença, pois são muitos bebês prematuros nas UTIs de Marília, que atendem também a cidade de Garça. O posto de coleta, além da orientação, também faz a busca domiciliar do leite e fornece o kit para que a doação seja realizada com a segurança e os protocolos exigidos. Basta ligar para o telefone 3471-0999, das 7h às 17h. O Posto de Coleta de Lei Humano funciona ao lado da UPA.
Esta semana, devido ao Agosto Dourado, haverá palestra de orientação nas Unidades de saúde da Família.
Dia 9, segunda-feira, às 14h, UBS Dr. Decio Nobre Moreira (Araceli)
Dia 10, terça-feira, às 14h, UBS Dr. Acácio Alves de Souza II (Mariana II)
Dia 12, quinta-feira, às 14h, UBS Dr. Jose Martinho Palermo (Palermo)
Dia 13, sexta-feira, às 14h, UBS Dr. Jose Barbosa (Região Oeste)

MAIS INFORMAÇÕES
O tema do Agosto Dourado 2021 é “Proteja a amamentação: uma responsabilidade compartilhada”
A Aliança Mundial para Ação de Aleitamento Materno (WABA) escolheu como tema da campanha deste ano “Proteja a amamentação: uma responsabilidade compartilhada”. Segundo o presidente do Departamento Científico de Aleitamento Materno da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), Dr. Luciano Borges Santiago, a campanha é uma política de incentivo à amamentação que já entrou, definitivamente, no calendário mundial.
Os objetivos da WABA são formados por quatro pilares: informar as pessoas sobre a importância de proteger a amamentação; apoiar a amamentação como uma responsabilidade vital de saúde pública; articular com indivíduos e organizações para maior impacto; e potencializar ações para proteger o aleitamento materno para melhorar a saúde coletiva
O tema escolhido está relacionado à Agenda 2030 para os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), um plano de ação para pessoas, planeta e economia sem destruição da natureza, que orientará programas de desenvolvimento para os próximos anos.
A Aliança Mundial para Ação de Aleitamento Materno é uma rede global de indivíduos e organizações dedicadas à proteção, promoção e apoio ao aleitamento materno em todo o mundo. Anualmente, a WABA coordena e organiza a Semana Mundial da Amamentação, que ocorre entre 1 e 7 de agosto. Desde 2016, a instituição alinha a campanha WBW com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, a qual chama de Campanha WBW – SDGs.
Autor: Ana Lúcia Bez
Local: Secom - Secretaria de Comunicação