16 AGO 2021
Cultura divulga as próximas oficinas "Pontos MIS" para este mês de agosto
As oficinas são on-line e gratuitas

16, 18 e 20 de agosto (segunda, quarta e sexta-feira)

PROJETO Oficina| Documentários Domésticos com Lucas Gervilla
AO VIVO
Ingresso: 50 vagas por cidade
Duração: 3 encontros de 2h (6h total)
Classificação: 16 anos
Público-alvo: Pessoas que se interessam pela produção de cinema documentário. Podem participar estudantes, jovens produtores, cineastas iniciantes, entusiastas do cinema documentário, youtubers.
Horário: segunda - 19h às 21h; quarta  - 19h às 21h e sexta – 19h às 21h
A oficina será realizada ao vivo na plataforma zoom. As inscrições serão via Sympla.
O link de acesso a aula será enviado automaticamente ao aluno no e-mail cadastrado na ficha de inscrição assim como o certificado.
Link de inscrição:

Sobre a oficina
Documentários Domésticos é um mini-curso, com 6 horas de duração, onde os participantes entram em contato com métodos de produção audiovisual voltados para o cinema documentário, não importando o tipo de dispositivo de vídeo (celulares, webcam, câmeras semi-profissionais, DSLR’s, etc.) A atividade será focada em técnicas de filmagem e produção sem sair de casa, respeitando as orientações de distanciamento social, utilizando equipamentos de baixo custo e acessórios fáceis de serem encontrados ou adaptados a partir do que os participantes tiveram à mão.Também serão abordados princípios básicos da edição e montagem; resultando em mini-documentário.
Objetivo
O principal objetivo é compartilhar ferramentas para que o público possa contar suas próprias histórias. Partindo de gravações feitas pelos próprios participantes, será realizado um mini-documentário coletivo, sobre uma temática a ser decidida em conjunto. Ao final dos encontros, as pessoas que participarem da atividade estarão aptas a produzirem seus pequenos documentários, seja para uso profissional ou para compartilharem suas vivências durante a quarentena.
Encontro 01:
-Breve introdução ao documentário.
-Que modos de documentário existem?
-Quais os equipamentos básicos para se filmar um documentário doméstico?
-Que tipo de documentário queremos fazer? Que história(s) queremos contar?
-Principais tipos de enquadramento no documentário.
Encontro 02:
-Técnicas básicas para filmagem (ISO, abertura, velocidade,ajuste de branco, taxa de quadros, etc).
-Como fazer esses ajustes: do celular à DSLR.
-Noções básicas de som.
-Principais tipos de microfone. Como fazer se eu não tiver um?
-Como gravar entrevistas.
Encontro 03:
-Preparando o material para a edição.
-Noções básicas de edição.
-Edição do conteúdo gravado pelos próprios participantes.
Obs.: Do encontro 2 para o 3, os participantes terão como tarefa gravar o material que será editado. Não é necessário ter nenhum equipamento especial. A ideia é usar o que os participantes tiverem à disposição.

Sobre o professor
Lucas Gervilla é artista visual e cineasta. Participou de mais de 160 produções audiovisuais. É doutorando e mestre em artes visuais pelo Instituto de Artes da UNESP. Em 2020, dirigiu os longas-metragens “Ruinoso” e “Fora da Capital”.

24, 26 e 27 de agosto (terça, quinta e sexta)

PROJETO Oficina| Fotógrafos Asiáticos- com Melissa Szymanski
AO VIVO
Ingresso: 50 vagas por cidade
Duração: 3 encontros de 2h (6h total)
Classificação:  14 anos
Público-alvo: Interessados no tema
Horário: terça - 19h às 21h; quinta - 19h às 21h e sexta - 19h às 21h.
Link de inscrição:

Sobre a oficina
Fotógrafos Asiáticos propõe expor a importância nas artes visuais e por consequência, na fotografia desses fotógrafos geniais e suas características ímpares. Serão mostradas as peculiaridades da trajetória, contextos históricos, e principalmente, como cada artista cria, interpreta e realiza uma imagem nas suas diferentes esferas.
Objetivo
Aos participantes, o objetivo é que possuam maior repertório imagético, buscando afinar o olhar, o senso estético, entendendo as diversas linguagens artístico-fotográficas dos fotógrafos apresentados.

Aula 01:
Apresentação da professora e alunos
Japão:
- Nobuyoshi Araki
- DaidoMoriyama
Aula 02:
Fotógrafos de referência
Japão:
- KishinShinoyama
- Masao Yamamoto

Aula 03:
Fotógrafos de referência
China:
- RenHang
- Taiwan
- Chang Chao-Tang

Sobre a professora
Melissa Szymanskié fotógrafa formada e pós-graduada pela FASM - Faculdade Santa Marcelina. Participou de diversos cursos em Milão – Itália, nas áreas de Fotografia de Moda e Still Life. Trabalhou na Revista Italiana Moda Pelle na execução de editoriais e publicidade. Atuou como docente de Fotografia na FASM, IED – Instituto Europeodi Design, SESC, Centro Universitário Belas Artes; elaborou durante sete anos aulas de fotografia na Escola São Paulo nas áreas de Moda, Noções Básicas e Intermediário. Coordenou o Workshop de Fotografia: Di Cavalcanti, Anita Malfatti e Tarsila do Amaral pela Oficinas Culturais do Estado de São Paulo. Recentemente é docente na Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo em diversos aparelhos e no MIS - Museu da Imagem e do Som no projeto Pontos MIS. Foi convidada no primeiro congresso on-line de Fotografia de Moda, abordando o tema: A Fotografia de Moda no Brasil: criação ou cópia? Desenvolve seu trabalho como fotógrafa para agências de modelos, em diversas marcas, sites e reportagens. Colaborou em matérias sobre arte-educação em revistas como: Veja SP, Caras, Revista Cásper Líbero, Canal TV Brasil.
Clique aqui  para ter acesso a programação completa do mês de agosto.
Autor: Ana Lúcia Bez
Local: Secom - Secretaria de Comunicação