17 AGO 2021
Alunos da UNIVESP polo Garça criam aplicativo para coleta de lixo eletrônico
Estudantes participarão de congresso virtual na quarta, 18 de agosto
De acordo com relatório divulgado pela Coalizão das Nações Unidas sobre lixo eletrônico e pela Plataforma para Aceleração da Economia Circular, até 2050, o mundo produzirá cerca de 120 milhões de toneladas de lixo eletrônico.
Na América Latina o Brasil lidera o ranking como produtor deste material, e na escala mundial fica em sétimo lugar, atrás de China, Estados Unidos, Japão, Índia, Alemanha e Reino Unido. Nosso país gera 1,5 milhão de toneladas de lixo eletrônico por ano.
Para minimizar esse cenário e conscientizar a população sobre o impacto social e ambiental causado pelo lixo eletrônico, os alunos Alex Alves, Antonio Carlos Junior, Ariel de Seta, Carlos Alberto Martenelli, Edmar Nascimento de Jesus e Eduardo Costa do curso de Engenharia de Computação da UNIVESP - Universidade Virtual do Estado de São Paulo – polo Garça, apresentaram, no primeiro semestre, o Projeto Integrador (PI) “proposta de aplicativo para conscientização do descarte correto do lixo eletrônico nos espaços públicos”. A iniciativa conta com a mediação da Professora Beatriz Pinheiro e coordenação de Alex Junior Drachi.
Na quarta-feira, 18 de agosto, o grupo participará do congresso “Cooperativismo de Plataforma: Uma Opção Possível?”, organizado pelo SESC – São Paulo/Paulista. O evento acontecerá na plataforma digital Zoom das 19:00 às 20:30 h.
O grupo da UNIVESP polo Garça terá como representante o aluno Carlos Martelini, que participará do eixo de apresentação “sustentabilidade/gestão de resíduos”.
O que é o aplicativo “Recycling”(reciclando, em português)
O aplicativo “Recycling”gerencia o lixo eletrônico, identifica os locais de coleta mais próximos ou agenda a retirada dos equipamentos na própria residência dos munícipes, por recicladores locais.
Para o grupo o trabalho é essencial diante do alto consumo e avanço das novas tecnologias que são lançadas. Ao mesmo tempo que a população ganha praticidade e agilidade na informação, pode perder com desgaste ambiental e social.
“O lixo eletrônico possui diversos contaminantes nocivos ao meio ambiente e à saúde. Em um único aparelho celular são encontrados mais de quinze tipos de metais diferentes, e alguns deles são altamente tóxicos, como arsênio, níquel, cromo, cobalto, chumbo, cádmio e mercúrio”, alertou o grupo no relatório final do PI. No documento, a equipe cita os danos que o descarte incorreto de lixo eletrônico pode causar ao solo e água.
No desenvolvimento do projeto, os estudantes realizaram, com os moradores de Garça, uma pesquisa por meio de grupos do Facebook, Whatsapp e Telegram sobre o descarte de eletrônicos. Entre os pesquisados, cerca de 30% desprezam os aparelhos no lixo comum, 30% deixam guardados em casa, mais de 24% não sabem informar o que fazem com os resíduos eletrônicos e 12% os entregam no comércio onde compraram.
Os entrevistados na pesquisa têm conhecimento sobre o que é lixo eletrônico, mas somente 15% sabem dos males causados pelo descarte incorreto desse tipo de resíduo. “É necessário conscientizar os cidadãos para poder cobrar a responsabilidade de cada um na sociedade”, afirmou o grupo.
A publicação realizada no site oficial da instituição pode ser consultada no link a seguir:
Você pode conhecer o aplicativo acessando o link:

Autor: Fábio Bonassa
Local: SECOM - Secretaria de Comunicação