01 SET 2021
Setembro amarelo - Secretaria da Saúde e SBCD lançam vídeo de prevenção
10 de setembro é dia mundial de combate ao suicídio
Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção ao suicídio. Foi criado no Brasil pelo CVV - Centro de Valorização da Vida -, CFM - Conselho Federal de Medicina - e ABP - Associação Brasileira de Psiquiatria - em 2014.
Quais são as estatísticas em relação ao suicídio?
No mundo, o suicídio é a terceira causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos e a sétima causa de morte de crianças entre 10 e 14 anos de idade. São registrados cerca de 12 mil suicídios todos os anos no Brasil e mais de um milhão no mundo.
Trata-se de uma triste realidade, que registra cada vez mais casos, principalmente entre os jovens.
Cerca de 96,8% dos casos de suicídio estão relacionados a transtornos mentais. Em primeiro lugar está a depressão, seguida do transtorno bipolar e abuso de substâncias.
A OMS também afirma que o suicídio tem prevenção em 90% dos casos.
O dia 10 de setembro foi escolhido como o dia mundial de combate ao suicídio.
Quem precisa de auxílio pode ligar em Garça para os números 14 3737-1203 ou 3471-4164.
Há também o número 188, do CVV - Centro de Valorização da Vida. A ligação é gratuita.
Vídeo lançado foi gravado com equipe da SBCD
A Secretaria da Saúde a SBCD – Sociedade Beneficente Caminho de Damasco -, parceira da administração municipal, participam da campanha “Setembro amarelo” e lançam um vídeo com o objetivo de prevenir e reduzir o suicídio.
Agir salva vidas!
Clique aqui e assista ao vídeo.

Autor: Fábio Bonassa
Local: SECOM - Secretaria de Comunicação