22 SET 2021
Centro de atendimento à covid-19 encerra atividades na quinta, 23 de setembro
Munícipes voltarão a ser atendidos nas USFs – Unidades de Saúde da Família
No auge da pandemia em Garça, a Prefeitura Municipal, em parceria com a SBCD – Sociedade Beneficente Caminho de Damasco - instalou o centro de referência da atenção básica para a covid-19, que ficou popularmente conhecido como centro de atendimento à covid. O serviço, provisório, passou a funcionar a partir do dia 25 de janeiro de 2021 na rua São João, 165, no antigo hospital Samaritano.
No início os atendimentos aconteciam de segunda a sexta, das 07 às 19 h, sem intervalo para almoço, e aos sábados das 07 às 13 h. Com a diminuição dos casos na cidade o horário passou a ser das 07 às 17 h, de segunda a sexta. Nos outros dias e horários a referência continuou sendo a UPA 24 h.
Agora, devido à diminuição dos casos, o centro vai encerrar suas atividades. O último dia de atendimento será na quinta-feira, 23 de setembro.
A Secretária Municipal da Saúde, Deyse Regina Serapião Grejo, falou a respeito do serviço: “Toda a equipe envolvida na instalação e funcionamento do centro de atendimento à covid-19 executou um serviço de qualidade para a população. Foram momentos difíceis, com meses com mais de três mil e setecentos atendimentos entre consultas e exames, com uma procura muito alta. Mas o esforço de todos conseguiu suprir a demanda. Agora estamos felizes por dois motivos: primeiro, os casos na cidade diminuíram bastante, o que mostra que a pandemia está passando; e segundo é que, com esta diminuição, o serviço pode ser encerrado. Agora a estrutura existente da saúde em Garça vai voltar a atender os casos suspeitos”.
O Prefeito João Carlos também falou a respeito: “Este foi um serviço necessário quando instalado. Felizmente estamos verificando uma queda nos casos confirmados, nas complicações que a doença causa, e agora podemos encerrar este serviço que, é bom lembrar a todos, é provisório. Queremos que a pandemia diminua cada vez mais e não seja mais necessário voltar a ter o centro de atendimento à covid ativo na cidade. Fica aqui o nosso agradecimento a todos que se empenharam para atender a nossa população”.
A partir de sexta-feira os garcenses com sintomas que podem ser relacionados à covid-19 voltarão a ser atendidos nas 12 USFs – Unidade de Saúde da Família – de Garça. Quem apresentar os sintomas da doença deverá procurar a USF que atende a região onde mora até 17 h. Após este horário e aos finais de semana e feriados a referência continua sendo a UPA 24 h.
Número de atendimentos realizados
De acordo com informações da SBCD, foram realizados, de janeiro a 20 de setembro de 2021, 11.991 consultas médicas e 6.001 coletas de SWAB (exame via nasal feito com um cotonete longo).
Confira os atendimentos mês a mês. As consultas médicas foram:
- janeiro - 396;
- fevereiro – 983;
- março – 1.582;
- abril – 1.517;
- maio – 1.931;
- junho – 2.551;
- julho – 1.575;
- agosto – 1.058,
- setembro (até dia 20) – 398.
As coletas de SWAB realizadas foram?
- janeiro - 228;
- fevereiro – 508;
- março – 701;
- abril – 818;
- maio – 911;
- junho – 1.159;
- julho – 800;
- agosto – 644,
- setembro (até dia 20) – 232.

Autor: Fábio Bonassa
Local: SECOM - Secretaria de Comunicação e Eventos