18 OUT 2021
Cafés especiais da região de Garça mostram sua qualidade na 4ª edição de concurso
Foto Noticia Principal Grande
A partir da esquerda, os vencedores da categoria cereja descascado: Plínio Cabrini, Albino Alves e Antônio Calmon.
Vencedores têm saca vendida a R$ 3 mil
Produzido há mais de 100 anos em Garça e na região, o café é, sem dúvida, um dos principais produtos agrícolas da cidade e região e está cada vez mais valorizado.
Prova disto é o 4º concurso dos cafés especiais da região de Garça nos dias 14 e 15 de outubro no Garça Tênis Clube. A realização é do ConGarça - Conselho do Café da Região de Garça e CDRS - Coordenadoria de Desenvolvimento Rural e Sustentável - e promoção da Garça Specialty Coffee Association (Associação dos Produtores de Cafés Especiais da Região de Garça).
O evento contou com palestras, exposição de patrocinadores e demonstração das ações desenvolvidas para a promoção do turismo rural em Garça.
Uma novidade neste ano foi a oportunidade do público presente também avaliar os cafés vencedores do concurso. Popularmente conhecida como garrafada, os três primeiros cafés de cada categoria – seca natural e cereja descascado – foram provados pelos presentes. A curiosidade é que os dois primeiros colocados na avaliação popular foram os primeiros colocados de cada categoria.
Os cafés participantes dessa competição foram oriundos de produtores dos municípios que integram processo de obtenção da IG (Indicação Geográfica) cafés da região de Garça, em ordem alfabética: Álvaro de Carvalho, Alvinlândia, Cafelândia, Duartina, Fernão, Gália, Garça, Guarantã, Júlio Mesquita, Lucianópolis, Lupércio, Marília, Ocauçu, Pirajuí e Vera Cruz.
Prefeito e Vice Prefeito de Garça estiveram presentes na abertura e encerramento do evento, mostrando o quanto a cafeicultura tem prestígio entre os ocupantes dos principais postos do poder executivo local.
Resultado do concurso
Após avaliação dos lotes finalistas em suas respectivas categorias - seca natural e cereja descascado - foi apresentado o resultado.
A pontuação seguiu a escala da Associação de Cafés Especiais dos Estados Unidos, de uma escala de 0 a 100, com pontuação acima de 80 indicando grãos de alta qualidade. Na categoria seca natural o primeiro lugar ficou com o café produzido por Paulo Granchelli, com a nota 83,25; o segundo foi Gilson Rinaldi com nota de 82,31 e o terceiro lugar ficou para o cafeicultor Nizio Bonini, nota 82,06.
Já na categoria cereja descascado, o café produzido por Albino Alves ficou, mais uma vez, em primeiro lugar. Vencedor da primeira e segunda edições, Albino obteve a primeira colocação nesta etapa com 83,21 pontos. Os cafeicultores Antônio Calmon e Plínio Cabrini obtiveram a mesma pontuação: 82,19 pontos. Mas no critério de desempate Antônio Calmon ficou em segundo lugar. Além de premiações para os três primeiros colocados em cada categoria, todos os produtores inscritos receberam laudo de qualidade do café e certificado de participação no concurso
Leilão dos lotes vencedores
Logo após a apresentação do resultado aconteceu o tradicional leilão dos lotes finalistas. Representantes de empresas do setor de comercialização participaram do leilão e os cafés dos campeões de cada categoria foram arrematados por uma empresa de Santos a R$ 3 mil cada saca.

Autor: Fábio Bonassa
Local: SECOM - Secretaria de Comunicação e Eventos