11 NOV 2021
Circuito SP Online: hoje, a partir das 20 horas, tem Orquestra Cidade do Livro no youtube
A gravação da Orquestra Cidade do Livro foi realizada no Teatro Municipal de Garça no dia 25 de setembro
Hoje, quinta-feira, dia 11, a partir das 20 horas, estará disponível no canal do youtube da Secretaria da Cultura de Garça
https://youtu.be/L8YET-e-dqg ) a gravação realizada no Teatro Municipal, em 25 de setembro, com a Orquestra Cidade do Livro de Lençóis Paulista, que também marcou a retomada gradual do público nos espaços artísticos de Garça.
A apresentação faz parte da programação do Circuito SP Online, nas redes sociais, em parceria com a Prefeitura de Garça, por meio da Secretaria Municipal da Cultura. Este ano, 40 cidades do estado foram contempladas e Garça foi uma delas. Cada um dos municípios, selecionados através de Chamada Pública do Juntos pela Cultura, recebeu dois espetáculos, compondo temporadas artísticas de qualidade, valorizando teatros, centros culturais e espaços alternativos. Nesta mesma iniciativa, Garça passou a ser reconhecida como Amiga da Cultura Tradicional Paulista e receberá, automaticamente, um ponto extra em sua avaliação na próxima chamada.
O Circuito SP é um programa que promove a difusão artístico-cultural descentralizada no estado de São Paulo, por meio da circulação de apresentações e ações formativas diversificadas, de artistas e grupos com comprovada relevância em municípios de todas as macrorregiões, com portes populacionais e econômicos diversificados, em parceria com as prefeituras municipais. Atua assim para a formação de público e de repertório cultural, para o acesso ampliado aos bens e processos artístico-culturais, para o aprimoramento da produção local e para o apoio de espaços de criação, produção e difusão artística, promovendo impacto positivo na cadeia produtiva da cultura e no desenvolvimento econômico, social e humano.
Desde 2020, por conta da pandemia de COVID-19 as atividades ocorrem na plataforma #CulturaEmCasa, privilegiando os artistas e/ou espaços locais como forma de valorizar e difundir a produção cultural da região e mantendo as prefeituras como partícipes na realização das atividades do Circuito SP.

SOBRE A APRESENTAÇÃO
A Orquestra “Cidade do Livro” iniciou suas atividades em Julho de 2012. É um grupo formado por músicos da cidade de Lençóis Paulista e sua primeira formação contava, principalmente, com músicos remanescentes de outras corporações musicais extintas. Já realizou diversos shows e bailes em festas populares, religiosas e eventos cívicos na cidade de Lençóis Paulista, na região e em outros estados, resgatando, principalmente, o repertorio das grandes orquestras americanas, como Glenn Miller, Ray Conniff e brasileiras, como Orquestra Tabajara, Leopoldo e Orquestra, Orquestra Tupã, entre outras.
Tem como trompetista/Leader e na sua direção artística o maestro Marcelo Maganha, formado em regência e trompete pelo Conservatório Dramático e Musical de Tatuí, além de ser mestre em regência nos Estados Unidos, que imprimiu o aprimoramento técnico e variedade de repertório, utilizando, inclusive, músicos vindos de grupos dos projetos de musica das escolas da cidade.
Este grupo intensificou gradativamente suas atividades, realizando muitos shows até o inicio da pandemia, inclusive com gravações dentre estreia de composições e arranjos musicais, além de vários shows e bailes com grandes artistas de renome nacional, como Sergio Reis, Renato Teixeira, Cezar e Paulinho, Trio Los Angeles, Eduardo Santhana, Trovadores Urbanos, dentre outros.
Gravou seu último DVD em 2014 com o Padre Marcelo Paes. Grupo artístico de excelência formado por músicos que gostam de levar à boa musica instrumental a população em geral. Também realiza trabalhos, muitas vezes, de forma voluntaria para entidades como a APAE de Lençóis Paulista e Região.
A Orquestra Cidade do Livro até o inicio da pandemia levava seu trabalho cada vez a um número maior de cidades, buscando sempre o aperfeiçoamento técnico e a otimização do trabalho em grupo. Almeja alcançar o objetivo maior que é o de provocar nas pessoas fortes emoções: aquela magia “que os males espanta” que só música é capaz de produzir.
Autor: Ana Lúcia Bez
Local: Secom - Secretaria de Comunicação e Eventos