09 DEZ 2021
Prefeitura realiza audiência pública e apresenta o Plano Municipal de Coleta Seletiva
Parceria com o Recicleiros vai implantar o serviço no município
O Plano Municipal de Coleta Seletiva foi apresentado na Câmara Municipal de Garça na noite de quarta-feira, 8 de dezembro, e agora deve passar pela avaliação dos Vereadores.
O Instituto Recicleiros, parceiro da Prefeitura Municipal, é o responsável pela implantação da coleta seletiva em Garça. A cidade foi contemplada em 2.019 com o “Cidades + Recicleiros”, hoje chamado “Recicleiros Cidades”.
De acordo com informações do coordenador de regulamentação do Recicleiros, Cezar Augusto, “a nova UPMR – Unidade de Processamento de Materiais Recicláveis – vai começar a funcionar a partir do dia 13 de dezembro, segunda-feira, aqui em Garça. Esta nova unidade vai reciclar plástico, vidro, papel e metais. Este é o material que deve ser separado pela população do conhecido lixo úmido, que engloba restos de comida e outros descartes. Este material separado será recolhido pelo caminhão da reciclagem, em dias e horários diferentes da coleta de lixo que já acontece na cidade. Tudo será divulgado para que a população saiba qual dia e horário o caminhão da reciclagem estará passando na rua da sua casa. A adesão da população é essencial para que tenhamos sucesso e consigamos, dentro do planejado, alcançar 55% de reciclagem destes matérias. Hoje o índice é de cerca de 4%”.
Cezar falou sobre a previsão do Instituto Recicleiros em relação aos objetivos a serem obtidos até 2.026 com a coleta seletiva em Garça: “serão 59 empregos diretos entre recicladores e técnicos, um investimento total de R$ 5 milhões e 7 mil toneladas de materiais reciclados, o que equivale a R$ 6 milhões que seriam enterrados se a coleta não acontecesse”.
É importante ressaltar que todos os recursos a serem investidos na cidade vem da iniciativa privada, por meio de empresas que precisam fazer a logística reversa. A legislação vigente determina que todas as empresas que trabalham com embalagens de produtos devem comprovar um índice de reciclagem destas embalagens de 22%. Para atingirem este percentual as empresas parceiras do Instituto Recicleiros compram os créditos da reciclagem realizada nos municípios onde a Instituto atua. Garça agora faz parte destes municípios.
Estiveram presentes na audiência a presidente da Recicla Garça, a nova cooperativa de reciclagem de Garça, Elizângela Alves dos Santos, juntamente com vários cooperados, o Prefeito João Carlos dos Santos, a Secretária da Saúde, Deyse Regina Serapião Grejo, o Diretor-executivo do SAAE, André Pazzini Bomfim, a Secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Hélide Maria Parrera, o Secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Flávio Alfredo Cotait, as técnicas da SAMA, Érika Buchignani e Mariângela Panzieri, o Secretário de Comunicação e Eventos, Fábio Bonassa e o Secretário de Planejamento, Daniel Piola.
A Presidente da Recicla Garça, Elizângela, destacou a importância das cooperativas: “As cooperativas de reciclagem vêm crescendo nas grandes cidades e no interior. A renda gerada no processo de reciclagem é dividida entre os catadores. A nossa cooperativa tem como objetivo gerar trabalho, renda e melhores condições de vida aos trabalhadores. A cooperativa visa o interesse e o bem dos seus cooperados. O nosso trabalho vai reduzir o impacto ambiental gerado pelo consumo das pessoas”.
Em sua fala inicial o Prefeito destacou todas as ações que estão sendo realizadas no município em relação a todo o material produzido: lixo domiciliar, lixo hospitalar, RCC - Rejeitos da Construção Civil - e restos de podas de árvores: “Nós estamos trabalhando em várias frentes em relação a todos os rejeitos que existem na cidade. Temos que ter muita responsabilidade em relação à situação ambiental que vamos deixar para a próxima geração, nossos filhos e netos. Será que estamos fazendo o melhor?”.
O Prefeito também falou sobre a Recicla Garça: “Quero me dirigir diretamente à Elizângela, presidente da cooperativa, e a todos os cooperados. Este processo todo é baseado no trabalho de vocês. O sucesso do projeto está diretamente ligado ao esforço e dedicação de cada cooperado. Vocês são peças fundamentais desta engrenagem”
Em sua fala, João Carlos registrou, mais uma vez, qual seu posicionamento em relação aos municípios da região: “Este trabalho é feito de vizinhos bons. Não adianta uma cidade fazer a sua parte e as outras não. É um trabalho conjunto, que demanda tempo, boa vontade e muito empenho. Hoje estou presidente do Consórcio Intermunicipal de Manejo dos Resíduos Sólidos do Centro Oeste Paulista. Desenvolvemos ações que devem beneficiar a todos os 80 mil moradores dos municípios que integram o consórcio. Para vocês terem uma ideia, esta população produz cerca de 1.500 toneladas de lixo por mês. Só Garça produz cerca de 1.000 toneladas. Por isso a necessidade de ações que melhorem as condições ambientais é urgente, e estamos trabalhando em soluções que envolvem, principalmente, tecnologia para reverter a situação atual”, completou o Prefeito.
Os municípios que integram o CICOP - Consórcio Intermunicipal de Manejo dos Resíduos Sólidos do Centro Oeste Paulista são, em ordem alfabética: Álvaro de Carvalho, Alvinlândia, Fernão, Gália, Garça, Guarantã, Júlio Mesquita e Lupércio.
A íntegra da audiência pública de apresentação do plano de coleta seletiva de Garça está disponível clicando aqui.

Autor: Fábio Bonassa
Local: SECOM - Secretaria de Comunicação e Eventos